Carreiras | Empregos

Por Raúl Candeloro*
Como anda a sua carreira?Muitas vezes estudamos e procuramos aprender maneiras de melhorar nossos resultados profissionais. Tentamos motivar vendedores, incentivá-los a vender mais, a vender melhor. Mas, muitas vezes, nos esquecemos de gastar esse tempo e dinheiro com a nossa própria carreira.
Como anda a sua carreira? Você tem dado atenção a ela? Você tem agido estrategicamente, assim como faz com as operações da empresa, para atingir resultados pessoais? Que tal elevar a sua carreira para o próximo nível? Aqui estão algumas estratégias de sucesso que poderão ajudar você a melhorar seus resultados:
1. Saiba claramente o que você quer e o que você não quer.
O melhor gerenciamento de carreira começa com um objetivo. Yogi Berra disse uma vez: “Se você não sabe para onde está indo, você geralmente acaba no lugar errado”. Para exemplificar: quando fazemos uma campanha de vendas, fazemos o planejamento, estabelecemos metas, estudamos os possíveis resultados, analisamos os problemas que podem surgir e nos preparamos para eles.
E por que com a nossa carreira deveria ser diferente? Você tem estabelecido metas próprias? Geralmente vemos pessoas que querem ser “mais” alguma coisa: mais ricos, mais famosos, mais independentes. Mas quando perguntamos o que realmente, de prático, farão para atingir esses “objetivos”, dificilmente têm uma resposta.
Na verdade, ser “mais” alguma coisa não é um objetivo concreto, é uma conseqüência. O primeiro passo para o gerenciamento da sua carreira é visualizar o que você realmente quer – e o que você não quer – e manter isso sempre em mente. Isso irá ajudá-lo, no decorrer dos dias, a tomar as decisões certas que contribuam para o atingir o objetivo escolhido. Se você ainda não estabeleceu pelo menos um objetivo importante para a sua carreira neste ano, invista um pouco do seu tempo para fazê-lo agora mesmo.
2. Em quais áreas você precisa de treinamento?
Analise as suas habilidades e conhecimentos. Depois, analise quais são as habilidades e conhecimentos necessários para atingir o objetivo proposto. Você certamente encontrará aí grandes oportunidades de treinamento na sua carreira.
Invista tempo e dinheiro nessas áreas. Você precisará dessas características para dar um passo a mais na sua carreira e quanto antes o fizer, antes irá conquistar seu objetivo. Livros de gestão e estratégia, cursos de aprimoramento, mestrado/pós-graduação, uma ou mais línguas estrangeiras, tecnologia, até cursos de como falar em público – existem hoje uma infinidade de opções para você aprimorar-se constantemente. Pare e pense: “Qual o meu nível de atualização em termos profissionais?”. Com certeza isso vai influenciar em seus resultados. Não existe mais desculpa para ficar limitado nas suas oportunidades por falta de conhecimento.
3. Saiba lidar com a era do “eu”
Tudo hoje em dia é sobre “eu, eu, eu” – a Levi’s desenvolveu o jeans feito sob medida, a Nike permite que você construa seu próprio tênis… Empresas e mais empresas utilizando o CRM, o marketing um-a-um para que o produto ou o serviço seja customizado e adaptado exclusivamente para você.
Já faz muito tempo que a era do “entre nesta empresa e trabalhe aqui por 30 anos” acabou. Hoje você tem de estar constantemente aprimorando-se… Ou então seu lugar vai ser transferido para uma pessoa que tenha tomado esses cuidados. Sim, ninguém mais é responsável pela sua carreira. A sua empresa não é. Seus pais não são. Seu cachorro não é. O único responsável pela sua carreira é você. Se não tem como fugir, prepare-se e encare a verdade. Assuma a responsabilidade pelos seus atos, pelo seu trabalho, pelo seu desenvolvimento.
Mas não se esqueça que ninguém vai alcançar o topo sozinho! Até provar em contrário, considere as pessoas ao seu redor como aliados. Cresça e incentive o crescimento de todos. Ser o líder de uma equipe de sucesso é seu melhor diferencial.
4. Ser “bom” não é ser “ótimo”!
Muita gente tenta substituir o “ótimo” pelo “bom”. Mas se essas palavras significassem a mesma coisa, elas não teriam nomes diferentes. Ótimo é ótimo e bom é bom. Parece sem nexo escrever isso, mas é verdade: muita gente acha que ser bom é suficiente para ser alguma coisa. Não é.
No mundo de hoje, uma empresa boa perde lugar rapidinho no mercado. Uma empresa ótima continua crescendo. Na carreira é a mesma coisa: um profissional bom pode ser suficiente para ficar fazendo o que ele faz hoje, o resto da vida. É uma pessoa eficiente. Já um profissional ótimo dificilmente fica muito tempo fazendo a mesma coisa… Os diretores dão para ele mais responsabilidades, novos projetos. Ajudam-no a crescer e ele cresce… E continua ótimo!
Todos os profissionais podem ser ótimos, mas por preguiça e por acharem que já é suficiente, escolhem ser apenas bons. É um grande erro! Não enrole, não tenha preguiça de trabalhar. Coloque seu coração no que faz, e faça bem-feito da primeira vez. Se mesmo esforçando-se você não consegue colocar seu coração no que faz, questione se realmente está na carreira certa. Provavelmente a resposta vai ser não. Outra coisa: ser bom em tudo é geralmente não ser ótimo em nada. Meu pai sempre diz isso: “Aprendiz de muitas artes não é mestre em nenhuma”. Escolha o que gosta, o que está ligado ao seu objetivo profissional e seja ótimo nisso. Foque seus esforços e diferencie-se nisso. Se tiver de priorizar, escolha ser ótimo no que você já é bom, do que ser bom no que você é ruim.
Lembre-se: cuidar da sua carreira deve ser um projeto de vida. Estabeleça suas metas e aja, todos os dias, para que esse objetivo esteja sempre mais perto de ser alcançado. Não responsabilize ninguém pelo seu fracasso. Não se contente com o bom: seja ótimo. Faça as escolhas que lhe trazem felicidade. Sucesso, trabalho e diversão andam próximos quando você gosta e sabe o que faz.
*Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais, Liderança e InvestMais, além de autor de vários livros de Vendas. Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.