13 / 12 / 2019

Terceira Idade: dicas para se destacar no mercado de trabalho

Com a ajuda do Doutor Carreira, separamos algumas dicas para quem está na Terceira Idade e deseja novas oportunidades no mercado de trabalho
por
http://www.empregos.com.br

 

Conseguir emprego em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente não é tarefa fácil e, para quem está na Terceira Idade, parece ser ainda mais difícil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 76,3 anos em 2018. Além da longevidade, isso significa que há muitos profissionais com idade superior a 60 anos dispostos a trabalhar e a contribuir para o meio corporativo. Grandes empresas precisam ficar atentas a essa demanda, afinal, essa parcela da sociedade também é o futuro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas com o professor, palestrante e mentor de liderança, Jorge Penillo (conhecido também como Doutor Carreira), para quem está na Terceira Idade e ainda deseja se aprimorar e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Veja abaixo:

 

Leia também > Com que idade você está velho para o mercado?

 

1 – Coloque no papel todas as suas habilidades

Uma dica para quem tem mais de 60 anos é exaltar sua experiência numa entrevista de emprego. Fale sobre suas qualidades, vivências e mostre que tem muito gás para aprender. Com a longevidade, a Terceira Idade tem habilidades que precisam de uma atenção maior dos recrutadores. Assim, profissionais mais velhos costumam ser mais compromissados também. Quando estiver buscando um emprego, avalie esses pontos adquiridos com o tempo e os valorize. Mostre que tem mais a oferecer para as empresas e o quão produtivo ainda pode ser.

 

2 – Matricule-se em vários cursos (pagos e gratuitos, dependendo do caso)

Nunca pare de estudar, principalmente, para conhecer um pouco mais de informática e redes sociais. Matricule-se em alguma escola de atualização tecnológica gratuita, participe de palestras, workshops e destaque isso no currículo. Atualize-se! Além da experiência obtida com o tempo e as habilidades desenvolvidas, conforme o item anterior, manter-se atualizado mostra aos recrutadores que você tem gosto pelo aprendizado e, além disso, o contato com pessoas que continuam estudando pode abrir novas oportunidades.

 

3 – Cadastre seu currículo em sites de empregos e de empresas

Você precisa ser visto e a internet é a melhor vitrine que existe para isso! Comunique ao mundo sua existência. Escolha as empresas em que gostaria de trabalhar e cadastre seu currículo no site delas. Portais como o Empregos.com.br, em que você cadastra o currículo de forma automática, é outra excelente forma para ser encontrado pelos recrutadores.

Participe de grupos de empregos nas redes sociais e no WhatsApp também. Escolha, a partir de uma pesquisa rápida, as empresas que já têm a cultura de contratar profissionais maduros e deixe seu currículo à disposição nas páginas destas companhias. Dica: as redes de supermercado costumam contratar bastante gente da Terceira Idade!

 

4 – Liste, pelo menos, 10 amigos que estão em atividade profissional

Aqui não cabem os amigos que não trabalham, que não estão ativos no mercado, pois a ideia é marcar encontros pessoais com estas pessoas para se colocar à disposição para trabalhos fixos ou temporários remunerados. Peça que eles te indiquem onde trabalham.

 

5 – Frequente ONGs e seja voluntário

O trabalho voluntário para lidar com o público mais jovem, por exemplo, pode ser outro ponto forte no seu currículo porque destaca para o recrutador que você sabe trabalhar com os mais novos. Nessa área também costuma aparecer muitas oportunidades de trabalho remunerado, além de ser outra fonte de indicação que funciona muito bem. Mostre sua atitude inspiradora.

 

6 – Cadastre seus dados nos aplicativos de mobilidade urbana

Estes aplicativos têm sido uma excelente oportunidade de trabalho para pessoas mais maduras, mesmo que seja temporariamente, enquanto não encontram emprego fixo.

 

7 – Ofereça serviços de entregas para as lojas de perto de onde você mora

O que as pessoas mais querem é a facilidade de receber seus produtos em casa, uma vez que é mais difícil estacionar os carros em ruas movimentadas – sem contar a falta de tempo do dia a dia. Dica: os profissionais que as grandes lojas mais têm contratado são dedicados para fazer entregas.

 

8 – Trabalhar com alguns afazeres domésticos é uma boa opção também

Se você gosta de animais, por que não cuidar dos bichinhos das outras pessoas? Gosta de jardim? De arrumar armários? De limpar a casa? Estas atividades podem gerar renda! Até fazer reparos pode ser uma boa opção!

 

Gostou das nossas dicas? Use e abuse da internet para pesquisar empresas com programa de contratação para a Terceira Idade. A maturidade vem com disposição e sabemos que as gerações estão indo cada vez mais longe na linha do tempo.

Esta matéria ajudou você?

+ 111 pessoas ajudadas

Comentarios