Carreiras | Empregos

Por Camila Micheletti

Conhecida como a terra dos cangurus, a Austrália tem também muito espaço para profissionais qualificados.

De acordo com Sônia Maria de Campos, gerente comercial da MQuality Consultoria e Imigração, empresa especializada em cursos e trabalho no País, “há oferta de trabalho em várias áreas, desde que se comprove a experiência.
Áreas como engenharia eletrônica, informática, tecnologia da informação e medicina, por exemplo, são setores que necessitam de profissionais qualificados”, explica Sônia.
Trabalhonaaustralia

Ela afirma que hoje o salário médio para esses profissionais está por volta de 2 mil dólares australianos, um valor razoavelmente alto. Sônia cita uma situação engraçada que ocorreu por lá: “Fiquei assustada quando fui fazer minha unha, porque uma manicure consegue ganhar 45 dólares por cliente. Não menosprezo a manicure, mas é que é muito dinheiro”, afirma ela.

Com um desenvolvimento invejável, o país possui uma área de 7,69 milhões de km² e população de 19,08 milhões de habitantes. É um país relativamente jovem, com apenas 223 anos, e é o único país de primeiro mundo, além da Nova Zelândia, abaixo da linha do Equador.

De acordo com os dados do Departamento Australiano de Estatística, em 1997 o país possuía a força de trabalho assim distribuída:

Setor
Força de trabalho
Serviços
72%
Indústria
23%
Agricultura
5%

*Fonte: Australian Bureau of Statistics, Labour Statistics (Departamento Australiano de Estatística) 6101.0, 1997, tabela 10.8, p. 213.

Em décadas mais recentes, a mudança das ofertas de emprego deu-se dos setores agrícola e industrial para o setor de serviços, nas áreas comercial, técnica, gerencial e administrativa.

Muita tecnologia e qualidade de vida

O padrão de vida é muito avançado na Austrália, sendo que 34,6% das pessoas têm telefones celulares e 41% dos adultos têm acesso à Internet. Os avançados parques tecnológicos e as empresas subsidiárias facilitam o crescimento de tecnologias essenciais através de atividades científicas e do desenvolvimento e da pesquisa industrial (D&P), e criam um ambiente para estimular o desenvolvimento regional.

A mão-de-obra australiana cresceu mais de 20% de 1990 até 1996.

A distância física sempre foi um desafio para os australianos. A maioria dos 19 milhões de habitantes vive em cidades amplamente separadas pelos 36.000 km de costa litorânea.

Visto é necessário

Para quem ficou interessado e já está pensando em arrumar as malas, é fundamental lembrar que é preciso ter um visto para permanecer no País.

Felizmente, há uma política clara de incentivo à imigração. Segundo o governo, mais de 25% da população australiana nasceu no exterior. Entretanto, o país tem atraído imigrantes que entram de forma ilegal no país à procura de trabalho. Se descobertos, eles são levados a centros de detenção como o de Woomera, isolado no deserto.

Portanto, fique atento às exigências legais. Uma das opções é procurar agências que fazem a ponte entre você e as empresas australianas, como a MQuality.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.