As informações que talvez você esqueceu de pôr no currículo

Confira se você não está deixando de acrescentar alguma competência valiosa em seu documento profissional
por
http://carreiras.empregos.com.br/

De acordo com o site Empregos.com.br, o seu currículo é lido em aproximadamente 30 segundos pelo recrutador.

Sob a pressão de ter que informar sua trajetória profissional de forma atrativa, trabalhadores podem acabar se esquecendo ou deixando de lado informações importantes, com receio de poluir o documento.

Algumas podem parecer simples, mas acredite: elas fazem a diferença no processo seletivo e te classificam para a entrevista de emprego.

Portanto, que tal revisar o currículo e acrescentar itens importantes? Saiba se está faltando algo em seu perfil:

Resumo do currículo
Não confunda com o objetivo profissional, em que você deve mencionar apenas o nome do cargo que você deseja ocupar.

 

Leia mais:
Currículo: sua peça de marketing pessoal
5 maneiras de deixar seu currículo mais atraente

 

No resumo, você fala um pouquinho mais sobre você. Lembre-se: nada de qualidades como “criativo” ou “organizado”, tampouco questões pessoais.

O resumo é como uma introdução – você separa os pontos principais do seu currículo, como formação e última experiência profissional, e acrescenta de forma breve e sutil.

Aqui, você confere como escrever um bom resumo do currículo.

Atribuições
Não basta colocar apenas o nome da empresa, cargo ocupado e as datas de início e término de vínculos empregatícios.

Você também precisa falar sobre o que desempenhou em suas experiências anteriores. Cite todas as suas responsabilidades e atividades desenvolvidas.

Conhecimentos em softwares específicos
Não só na área tecnológica – se você tem o domínio em algum software que possa auxiliar em seu cargo caso conquiste a vaga, acrescente! Editores de imagens, áudio e vídeo entram nessa categoria.

Gerenciamento ou participação em projetos de sucesso
Lembra das atribuições que você deve abordar no campo Experiências Profissionais? É ali que você também deve acrescentar projetos que gerenciou ou participou e que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional.

Você não precisa fornecer cada detalhe sobre ele. Basta mencioná-lo junto às suas contribuições. Só acrescente projetos de sucesso, pois geralmente os recrutadores perguntam sobre eles nas entrevistas de emprego.

Presença em eventos
Outra informação para acrescentar às experiências, principalmente se você faz parte da área de vendas. Mostra que você era confiável o bastante para representar a empresa em que trabalhou.

Responsabilidades extras
Já realizou alguma coisa em segundo plano, mas que tem a ver com a vaga que está se candidatando? Pode colocar no currículo!

Por exemplo, se a vaga requer conhecimentos em administração, e em algum momento da sua carreira foram-lhe atribuídas tarefas administrativas, ainda que não fosse sua principal atividade, é a chance de mostrar que tem noções básicas e está apto para a vaga.

Trabalho freelancer e projetos paralelos
Engana-se quem pensa que experiências sem comprovação em carteira não valem para o currículo. O que o recrutador quer saber são quais competências você possui. Liste os serviços paralelos que tem relação com a vaga pretendida, bem como suas atribuições.

Trabalho voluntário
Essa é a sugestão para quem está redigindo o primeiro currículo. Como não têm experiências anteriores, muitos candidatos ficam com a impressão de que o documento está vazio.

Então, complementam com vícios considerados irritantes pelos recrutadores, como resumos longos demais, formalidade excessiva para ampliar as frases, ou os famosos jargões – “criativo”, “organizado”, como já mencionados anteriormente.

A forma adequada de preencher o currículo de quem está em início de carreira é colocar todas as experiências que já exigiram atribuições e mostram que você tem postura profissional, como intercâmbio ou trabalho voluntário.


Leia mais:
Veja como se destacar enviando currículo pelo site Empregos.com.br
15 dicas para fazer seu currículo ser lido pelo recrutador

Esta matéria ajudou você?

+ 25 pessoas ajudadas

Comentarios