Carreiras | Empregos

Por Priscila D’Amora
Entendendo que a real liderança é aquela que mobiliza equipes em prol de um projeto, ideais ou ações, John C. Maxwell apresenta sua mais recente obra: As 21 qualidades indispensáveis na construção de um verdadeiro líder (Editora Thomas Nelson Brasil), que tem o propósito de apontar para o leitor a importância de se lapidar interiormente virtudes que irão influenciar na liderança externa.
De acordo com a metodologia do autor, a cada capítulo é apresentada uma qualidade específica, seguida da fundamentação do conceito, reflexão, reforço da idéia e ação diária, trazendo, em sua maioria, um exemplo de como o líder que desenvolve corretamente certa característica pode obter um real sucesso em seu trabalho.
As qualidades fundamentais apontadas por Maxwell são: Caráter, carisma, comprometimento, comunicação, competência, coragem, discernimento, foco, generosidade, iniciativa, saber ouvir, paixão, atitude positiva, solução de problemas, relacionamentos, responsabilidade, segurança, autodisciplina, ser prestativo, educabilidade e visão, todas elas voltadas para o caminho da superação e descoberta de potenciais.
Outro dado interessante é que abaixo de cada capítulo encontram-se subtítulos que por si só já justificam a necessidade de desenvolver tais qualidades, como por exemplo: Comunicação (sem ela você viaja sozinho), Coragem (uma pessoa com coragem é a maioria), Educabilidade (para continuar a liderar, continue a aprender) e Visão (você só toca aquilo que vê).
E como na opinião do autor toda busca por aprimoramento só terá resultados efetivos se houver treinamento e disciplina, o leitor deverá se concentrar em cada capítulo podendo seguir em frente somente quando sentir que já está preparado para fazê-lo.
Concluindo, segue um conselho importante para esse líder em formação que por ventura ainda acha que a liderança é um item distante de sua realidade. “Tudo gira em torno da liderança. Se interiormente você puder se tornar o líder que deve ser, será capaz de tornar-se exteriormente o líder que deseja ser. As pessoas desejarão segui-lo. E, quando isso acontecer, você será capaz de lidar com qualquer coisa neste mundo”, finaliza o autor.
Boa leitura!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.