26 / 04 / 2016

Aprenda a procurar vagas de estágio

O estágio é uma das principais portas de entrada para a carreira profissional. Saiba como conseguir uma boa vaga!
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Quem está iniciando a carreira profissional pode se inserir no mercado de trabalho ainda na universidade. O estágio é a oportunidade de o estudante aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e descobrir se acertou na escolha da profissão em que pretende atuar.

Além disso, a experiência profissional obtida, conta bastante no currículo. Muitas empresas, inclusive, chegam a efetivar seus estagiários. É por isso que algumas universidades incluem o estágio como parte da grade curricular, tornando-o obrigatório.

Para iniciar nessa modalidade, é preciso se esforçar ao máximo. Afinal, esse é um dos primeiros passos rumo ao sucesso profissional.

Confira abaixo 5 dicas valiosas para buscar boas vagas de estágio e candidate-se às oportunidades clicando aqui!

Aprenda a procurar vagas de estágio

 

1- Atualize o currículo
Escreva no seu “objetivo profissional” a finalidade de estagiar na área em que estuda.

Se você está em busca da sua primeira experiência profissional, preencha o tópico com informações que mostrem o seu potencial, como: trabalho voluntário, intercâmbio, premiações estudantis, projetos acadêmicos e outros.

Se você está mudando de carreira, especifique nas “experiências profissionais” apenas as atividades que contribuem para exercer a nova profissão.

 

2- Comece seu networking
Networking nada mais é do que a sua rede de contatos. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

O primeiro passo é fazer contato com os professores e alunos veteranos da universidade em que estuda – eles podem ter boas indicações de vagas.

Algumas empresas recolhem currículos direto das universidades. Portanto, procure a coordenação para deixar o seu currículo com o responsável por esse processo. Esse departamento também pode divulgar vagas. Fique sempre de olho nos murais!

 

3- Vá a feiras de carreira
Pesquise sobre eventos que promovem oportunidades de estágio e cursos de extensão, como a Feira do Estudante. Nesses eventos, você poderá entrar em contato com empresas e profissionais da área. Fique atento às datas, locais de inscrição e, no dia da feira, tenha sempre seus currículos à mão.

 

4- Consulte sites especializados
Muitos alunos têm dificuldade de saber quais empresas oferecem esse tipo de vaga e, em quais departamentos. Sites de emprego, como o Empregos.com.br, facilitam a busca, uma vez que reúnem em uma só categoria, todas as vagas de estágio oferecidas na área que você procura.

 

5- Tenha boa postura
Os processos seletivos de estágio são tão complexos quanto os de vagas plenas. Por isso, se você foi chamado para uma entrevista de emprego, prepare-se tanto quanto um profissional formado.

Pesquise sobre a empresa e quais são as dinâmicas de grupo mais aplicadas na sua área. Isso aumenta as chances de saber o que falar e o que fazer nas etapas presenciais do processo.

Além disso, mantenha o foco profissional: vista-se de acordo, seja educado e evite gírias.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios