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Ambientes agradáveis aumentam produtividade| Fonte: Shutterstock

Por Clarissa Janini
Quando crianças, costumamos ouvir que a escola é nosso segundo lar. Já na fase adulta, a atmosfera escolar é substituída pela profissional na mesma intensidade: possuímos colegas, superiores, deveres e temos de nos adaptar ao ambiente oferecido pela empresa. Muitas são as razões que nos fazem gostar ou não do local de trabalho – uma delas é a estrutura do lugar em si, já que temos de passar boa parte do dia dentro do escritório. Algumas organizações já perceberam que um ambiente agradável e relaxante é benéfico para a motivação dos funcionários e resulta no aumento da produtividade e retenção de talentos. Iniciativas como decoração diferenciada e espaços reservados para descontração fazem diferença no humor e no empenho dos colaboradores. Assim como manter políticas trabalhistas satisfatórias, proporcionar ao funcionário um ambiente agradável e inspirador traz inúmeros resultados positivos.

Menos paredes, mais interação

A M51 Criatividade Estratégica possui um ambiente de trabalho diferenciado desde sua fundação, há dez anos. Na agência, que fica em Campinas (São Paulo) não há portas ou divisórias em todo o escritório, tudo é integrado (foto à direita). Com isso, funcionários de todos os departamentos constroem relações mais próximas e cada um pode opinar e interagir com o trabalho do outro. “Isso enriquece os resultados, pois criamos um ambiente participativo em que todos se falam, vêem o que acontece e acrescentam idéias aos outros”, diz Orlando Martins, diretor da M51. Ele afirma que nem pensa em mudar o estilo da empresa e que, se tiverem de trocar de escritório, a estrutura sem paredes deverá permanecer. O único local fechado da agência é a sala de reunião, mas, mesmo assim, muitos encontros são feitos no terraço, onde existe uma grande jabuticabeira.
Outra empresa que apostou na ausência de divisórias entre as salas é a Morya , agência de propaganda e marketing com sede em Salvador e escritórios em São Paulo (foto à esquerda) , Belo Horizonte e Recife. “O que nos motivou para criar essa estrutura foi uma inquietação para quebrar paradigmas”, afirma Cláudio Carvalho, sócio diretor da agência. Com foco no desenvolvimento humano, a empresa também criou espaços como a sala de meditação, onde os funcionários podem relaxar e se desestressar a qualquer hora do dia. As mesas dos escritórios são redondas, o que possibilita o contato entre todos os funcionários e na sala de reunião não há mesas, e sim poltronas e pufes, que quebram o peso do compromisso. Como resultado, ele afirma que houve crescimento tanto nas relações pessoais quanto em termos empresariais. “Há pontos negativos, claro, como um pouco de dispersão no trabalho, mas o saldo acaba sendo sempre mais vantajoso”.
Ambas as empresas entrevistadas, além de capricharem na decoração do escritório, também promovem ações de qualidade de vida e desenvolvimento profissional para os colaboradores. Ginástica laboral, massagens relaxantes, programas de estágio e outros projetos de benefícios aos funcionários são algumas iniciativas que estimulam a idéia de se criar um local de trabalho integralmente favorável e estimulante. “Todas as ações devem estar conectadas”, diz Carvalho.

Organização também é fundamental

Sua empresa pode até oferecer recursos para melhorar o ambiente do escritório, mas isso pouco adiantará se você não cuidar bem de suas próprias coisas. De acordo com a consultora doméstica Heloísa Lúcia Sunfeld, sócia diretora da Help Personal Assistant, a organização, além de causar boa impressão, facilita a execução das tarefas. “Com isso, conseguimos fazer com que o ambiente funcione melhor, evitando que trabalhos não sejam executados ou fiquem prontos fora do prazo”. Uma das principais dicas é livrar-se da papelada e arquivar todos os documentos no computador. Quanto mais limpa estiver a mesa, mais ágil será seu trabalho no dia-a-dia. Confira outras dicas da especialista:

  • Faça um planejamento de todas as tarefas a serem executadas. Desse modo, sua produtividade será potencializada;
  • Arrume o escritório pelo menos uma vez por semana. Assim, você evita que seus objetos não sejam encontrados quando precisar;
  • Mantenha a mesa organizada. Isso pode ser feito eliminando os papéis e armazenando as informações em CDs e disquetes, por exemplo;
  • Jogue fora documentos antigos que não serão utilizados futuramente;
  • Organize de forma adequada a estante de livros. O ideal é serem catalogados por assunto e em ordem alfabética.
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