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Por Tabata Madeira
Em um mesmo ambiente de trabalho, costuma-se reunir pessoas com origens, filosofias, culturas e personalidades bastante diferentes.
As divergências de temperamento fazem com que cada um tome atitudes variadas quanto ao seu trabalho e ao modo de interagir com o outro.
Muitas vezes, essas diferenças podem acabar afetando o seu foco no trabalho e sua produtividade. Para evitar que isso aconteça, listamos seis dicas que podem lhe auxiliar a lidar com tipos diferentes de personalidade no trabalho.

personalidadesdiferentes

Diferenças podem facilitar as relações interpessoais e até mesmo a execução de um projeto


 

  1. Entenda como o outro trabalha

Cada pessoa tem uma forma específica de trabalhar para cumprir seus objetivos dentro da organização.
Enquanto alguns preferem a troca de e-mails, outros são adeptos do telefone ou de uma conversa pessoal. É preciso compreender e respeitar as preferências de cada um.

  1. Critique de forma sutil

Críticas, de maneira geral, não costumam ser encaradas com bons olhos. Quando são negativas, podem levar a pessoa que as recebe a assumir uma posição defensiva que dificulta o diálogo.
Uma boa solução é utilizar a “técnica do sanduíche” que recomenda começar com um comentário positivo, apontar a falha de maneira assertiva e finalizar com outro comentário positivo.

  1. Tenha em mente que vocês fazem parte de uma só equipe

Trabalhando no mesmo departamento ou não a empresa é uma só, com um único grande objetivo.
Compreender essa questão é muito importante para que as diferenças profissionais não atrapalhem o desenvolvimento de suas tarefas ou sejam levadas para a esfera pessoal.

  1. Evite conflitos desnecessários

Cada discussão em que você se envolve no trabalho pode implicar em algum custo. Elas podem acontecer com colegas, clientes, fornecedores e até mesmo com seu chefe.
Levando em conta a particularidade de cada situação, o mais sábio é escolher quais conflitos valem a pena que você se envolva e se posicione.

  1. Saiba que as personalidades podem se complementar

As diferenças de cada um podem também facilitar as relações interpessoais e até mesmo a execução de um projeto. Em um ambiente de trabalho, as pessoas podem ter uma interação com outras, cuja personalidade complemente a sua.

  1. Valorize as qualidades de cada um

Cada pessoa possui especialidades e qualidades únicas. Reconhecer e respeitar esses pontos fortes, utilizando-os a favor da empresa, é uma excelente forma de transformar a diversidade em algo produtivo.
 

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