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Aumentar a produtividade é um processo que exige disciplina e organização. A dificuldade maior se concentra em iniciar este círculo virtuoso.
Além de dar conta de uma série de responsabilidades diariamente, vivemos em meio a um turbilhão de informações, são notificações de todas redes sociais, mensagens e pedidos que chegam a todo momento.
Para ajudar quem deseja otimizar o tempo, confira algumas estratégias capazes de elevar os níveis de produtividade e conquistar melhores resultados profissionais:
1-Rastrear
Identifique quanto de seu tempo é gasto em e-mails ou no telefone, em comparação com o seu trabalho mais importante. Se você não tem uma visão clara de como os seus dias são preenchidos, fica bem mais difícil fazer melhorias.
Mantenha uma lista em papel ou em uma planilha no computador essas informações. Embora isso exija mais esforço, pode ser eficiente na hora de tomar decisões mais conscientes sobre como você gasta seu tempo.
Vá além: A cada semana, verifique em que o seu tempo foi gasto. Existe algum buraco de produtividade em especial? Talvez você esteja gastando mais tempo do que imagina em e-mail ou nas “verificações” rápidas nas redes sociais.
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2-Planejar
No início da jornada de trabalho, planeje o que você vai fazer. Sem isso, é muito fácil cair na armadilha de dar mais atenção às tarefas de baixa prioridade ou perder tempo demais com interrupções e solicitações repentinas.
Seu plano precisa ser mais detalhado, planeje seus dias em intervalos de 20/30 minutos, se possível, detalhando as tarefas em passos claros. Preste atenção: não se sobrecarregue com milhares de tarefas que você sabe que não conseguirá cumprir em um único dia. Criar listas imensas de metas diárias só irá criar frustrações.
Vá além: Estabeleça objetivos de trabalho durante as suas horas mais produtivas e o tempo livre. Ter isso bem definido vai ajudar você a manter o foco.
3-Priorizar
Você alguma vez chegou ao final de um dia e percebeu que, apesar de estar trabalhando por longas horas, parece não ter conseguido avançar muito? Se é difícil para você se policiar e se manter organizado, é fácil acabar esquecendo passos críticos ou correndo atrás de algumas tarefas no último minuto.
Estabeleça, no máximo, três prioridades-chave para a semana. Defina o que vai ter um impacto real sobre os seus resultados e quais tarefas são realmente importantes.
4-Delegar
Esta dica serve tanto para o ambiente de trabalho, quanto para a rotina domiciliar. Compartilhar responsabilidades é essencial no ambiente corporativo e também dentro de casa. Centralizar todas atividades só irá te sobrecarregar e não te levará ao aumento de produtividade.
Se está com receio de delegar, faça um documento com instruções passo a passo e passe a alguém capacitado algumas atividades que não exigem a sua participação tão direta. Em pouco tempo, você vai colher os benefícios de ter alguém para lidar com estas tarefas que constantemente consumiam o seu tempo.
5-Começar
Não sinta que você tem que fazer todas estas melhorias de uma só vez. Muitas vezes, é melhor conquistar aos poucos uma nova forma de trabalhar e se manter firmemente, antes de adicionar novos.
Se você passar duas semanas em cada uma dessas dicas, tornando-as verdadeiros hábitos, você pode facilmente ser duas vezes mais produtiva dentro de pouco tempo. Vale a tentativa!

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