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A vida profissional é cheia de altos e baixos, e a inteligência emocional para lidar com as adversidades no mundo do trabalho vem com o tempo – cada um com o seu. Alguns alcançam mais cedo, outros chegam lá após passar por várias experiências diferentes.
Mas como saber o seu grau de maturidade? Abaixo, você confere como são os profissionais que já alcançaram o equilíbrio no emprego:
networking
• Se conhecem bem. Pessoas que sabem quais são seus pontos fortes e fracos exploram melhor suas forças e melhoram as fraquezas mais rápido e facilmente.
• Têm objetivos bem definidos, e cumprem diariamente as metas necessárias para alcançá-los.
• O networking é natural. Não fazem amizade no trabalho apenas por interesse. São capazes de conquistar as pessoas pelo que realmente são.
• Têm empatia pelos colegas de equipe. Conseguem enxergar quais são os seus medos e motivações, e usam essas percepções para ajudá-los em suas rotinas.
• Reconhecem o seu papel nas empresas em que trabalham e sabem atuar com autonomia, sem cobranças constantes dos superiores.
• E, como entendem o funcionamento da equipe como um todo, também têm facilidade em delegar tarefas com firmeza.
• Eles não trabalham quando estão doentes.
• Nem ficam nervosos ou constrangidos quando precisam falar em público.
• São capazes de aproveitar os momentos de grande criatividade e produtividade, mas também aceitam que nem todos os dias são assim (e buscam soluções para reverter essas situações).
• Não perdem tempo procurando documentos na mesa ou arquivos no computador. O espaço de trabalho e a rede estão sempre organizadas.
• Sabem separar os momentos sérios que precisam ter com o chefe daqueles mais descontraídos, como os do happy hour.
• Conseguem receber críticas sem deixar que isso os dominem (principalmente, não choram no banheiro por causa disso).
• Já negociaram um aumento e sabem qual é o valor de seu trabalho.
• Nunca param de fazer cursos, mesmo os de curta duração.
• Aprenderam a dizer “não” quando necessário.
• Dão conselhos baseados em experiências próprias, na tentativa de guiar seus aprendizes.
• Sabem que todos somos humanos e, portanto, erramos de vez em quando. E que pequenos erros não serão motivo de demissão.
• Não trabalham no automático, visando apenas o pagamento no fim do mês. Eles realmente acreditam naquilo em que colocam sua força.
• Até porque, eles sabem que dinheiro não é tudo.
• Também não deixam que as dificuldades do trabalho afetem os outros campos de suas vidas. Afinal, a carreira é apenas uma parte de quem você é, mas não te define por inteiro.
• Ainda assim, reconhecem a importância dela e, por isso, estão sempre em busca de oportunidades melhores que os completem como pessoa.


E aí? Dos 21 indícios de quem já alcançou o equilíbrio profissional, quais você já possui? Quantos faltam para completar a lista? Conte para a gente nos comentários!

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