Carreiras | Empregos

Você pode ter um currículo impecável, recomendações de pessoas respeitadas na companhia e todas as habilidades pedidas para a vaga, mas se chegar na hora da entrevista você tropeçar em alguns pontos básicos, o sonho de conseguir aquele emprego pode ser adiado.
O encontro pessoalmente com o recrutador ou seu futuro chefe é uma das etapas mais importantes em qualquer processo seletivo, é nela que a empresa vai conseguir identificar seu perfil profissional e se você é a pessoa certa para aquela posição aberta.

Para ajudar você a passar dessa fase e seguir na busca da vaga dos seus sonhos, listamos abaixo os 11 erros mais comuns que os candidatos costumam cometer na hora da entrevista. Sabendo disso, você deve ficar bem longe deles! Confira.

Os erros mais cometidos na entrevista

1 – Falta de Preparo
Não saber responder a questão: “O que você sabe sobre nossa empresa?”, pode significar simplesmente o fim de suas pretensões naquele lugar. Conhecer informações básicas como história da empresa, ramo de atuação, objetivos, etc, é coisa muito simples, está disponível na internet.

2 – Falar muito ou falar pouco
O correto é responder a pergunta do recrutador com objetividade. Falar demais torna a entrevista cansativa. Ser monossilábico também atrapalha. É preciso esclarecer como você lida com situações do dia a dia e os resultados alcançados nas experiências profissionais anteriores ou atual.
O recrutador realmente não precisa conhecer a história completa da sua vida. Dê respostas curtas, objetivas, sem floreados, máximo de 1 minuto para cada uma, sempre focando nas perguntas feitas.
3 – Usar roupas inadequadas:
Você certamente vai querer vestir-se da maneira certa quando estiver sendo entrevistado para ocupar um cargo profissional. Mulheres com trajes muito decotados, apertados ou saias curtas corre o risco de chamar a atenção mais para si do que para o conteúdo. Se vista de acordo com a empresa, ir mal vestido é um dos grandes erros na entrevista de emprego mais cometidos.
4 – Passar informações imprecisas
Mesmo tendo submetido seu currículo no momento em que se candidatou à vaga, você também pode ser convidado a preencher uma ficha cadastral com seus dados pessoais. Assegure-se de ter em mãos todas as informações necessárias para o preenchimento desse questionário, tais como, datas referentes aos empregos anteriores, data de sua graduação, informações para contato do emprego atual ou anterior etc.
5 – Chegar atrasado
É necessário se programar para não chegar à entrevista após o horário combinado. O gestor da área ou recrutador disponibilizou um horário para você. Chegue com antecedência, pois o atraso desqualifica o profissional.
6 – Supervalorizar-se
No cara a cara com o recrutador não exponha suas competências de maneira exagerada acreditando, assim, impressionar o entrevistador.
7 – Responder algo que não foi perguntado
Caso não compreenda a pergunta do recrutador seja honesto e peça para repetir a questão. Divagar sobre algo que não tenha sido questionado também é uma falha que não deve ser cometida. É preciso atenção.
8 – Mentir na entrevista
O recrutador é minucioso ao checar o histórico profissional do candidato. Qualquer estranheza é motivo para investigar melhor a vida do candidato. Muitas vezes ele cai em contradição, o que acaba queimando a oportunidade dele no processo.
9 – Falar mal da empresa anterior
Reclamar de empresas anteriores na entrevista não pega bem. É de lá que vem suas referências profissionais, foi lá que você construiu sua carreira. Falar mal leva o recrutador a pensar duas vezes antes de contratar você. Também não minta, caso seja perguntado o motivo de saída da empresa.
10 – Não ser discreto em relação a sua vida pessoal
Evite divulgar informações demais sobre sua vida pessoal. Coisas como “Hobbies e interesses pessoais” no seu currículo são desnecessárias. Apenas compartilhe informações que sejam relevantes, como pontos de qualificação à vaga pretendida. Sempre mantenha a entrevista num nível profissional.
11 – Não ser honesto
Os recrutadores precisam determinar se você é capaz de resolver problemas, já que numa empresa é isso que se espera de um empregado. Se eles colocam um problema para o qual você, naquele momento, não tem a solução, explique o que faria para resolver a questão, não invente.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.