29 / 03 / 2016

Veja como você pode poupar e investir o seu salário

É importante colocar a vida financeira em ordem antes de aplicar dinheiro. Confira uma estratégia para guardar dinheiro e obter bons ganhos em investimentos
por
http://carreiras.empregos.com.br/

É natural que boa parte da remuneração do trabalhador seja destinada ao pagamento de despesas mensais essenciais, como: habitação, alimentação e transporte. Mas, em alguns casos, o valor que deveria sobrar do salário após o pagamento dessas dívidas, parece desaparecer de forma inexplicável.

O que acontece, muitas vezes, é a falta de um bom planejamento financeiro. Sem ele, o trabalhador acaba gastando em coisas desnecessárias e não consegue guardar nenhuma quantia no final do mês.

Para o salário render, é preciso lidar com o dinheiro de forma racional. Assim, além de quitar os débitos, você poderá reservar um dinheiro para realizar projetos futuros, sejam de curto, médio ou a longo prazo.

Veja como voce pode poupar e investir o seu salario

Formas de poupar o dinheiro

Para que você tenha um saldo significativo no fim do mês, deve tomar algumas providências:

– Administre bem suas finanças
É preciso saber onde cada centavo está sendo utilizado. Para isso, uma boa opção é criar planilhas com a relação de cada gasto, desde a compra de uma bala até a prestação do carro. Aproveite essa lista para anotar a data de vencimento de todas as despesas fixas. Assim, você não corre o risco de perder a data de vencimento de nenhuma delas.

– Corte as despesas superficiais
Como você vai identificar para onde está indo todo seu dinheiro, perceberá mais facilmente a diferença entre os itens que você precisa gastar e os que você quer gastar. Se a conta do celular está muito cara, mude o plano. Se comer fora de casa frequentemente está pesando no bolso, cozinhe mais – os alimentos no supermercado costumam ser mais baratos em comparação a lanchonetes e restaurantes.

– Não compre por impulso
Promoções e liquidações só devem ser aproveitadas seguindo a regra anterior. Ou seja, não importa o desconto, só compre se você necessita do produto ou serviço ofertado. Mesmo que seja algo que já estava procurando, pesquise os valores em outras lojas. Sites como o Zoom ajudam a comparar e verificar a variação de preços, indicando se a promoção vale a pena.

– Gaste menos do que ganha
Parece óbvio, mas o cartão de crédito pode ser um dos principais vilões de quem quer economizar o salário. Dê preferência para o pagamento à vista ou parcele com o mínimo de prestações possíveis. Tenha apenas um ou dois cartões para evitar anuidades e tarifas de manutenção.

Quais são as principais formas de investimento?

Assim que estiver no controle de sua vida financeira, você poderá prever algumas formas de tirar do papel sonhos antes difíceis de realizar: casa própria, viagens, cursos, dentre outros. Mas, afinal, como gerenciar o dinheiro para obter o melhor rendimento?

Investir significa empregar o dinheiro em algo que aplicação inicial e multiplique o valor da aplicação inicial. No Brasil, as formas mais comuns de atingir esse objetivo são através de:

– Caderneta de poupança
É o investimento mais tradicional. O rendimento é menor em relação às demais modalidades, mas a conta pode ser movimentada em curto prazo. A correção é feita a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores vigentes da TR (Taxa Referencial). Se quiser visualizar os ganhos, acesse a calculadora do cidadão e preencha os valores.

– Títulos do Tesouro Direto
Comprar um Título do Tesouro é como comprar uma parcela da dívida pública. Quando o prazo de vencimento do papel é encerrado, você recebe o valor investido acrescido de taxas de juros pelo empréstimo ao governo. É um dos investimentos mais rentáveis e seguros, pois tem como garantia o Tesouro Nacional. No entanto, é um modo de investimento de médio a longo prazo. Você pode conferir os preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra através deste link do Tesouro Nacional.

– CDBs
Os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) são títulos de renda fixa. Dessa vez, é como se você emprestasse dinheiro para um banco de sua preferência. A aplicação é determinada pela instituição, mas você pode aumentar o valor do investimento ao longo do tempo. A rentabilidade também vem dos juros pagos pelo empréstimo, até o fim do contrato. É superior ao rendimento da Poupança e o lucro pode ser resgatado a curto prazo.

Quer conhecer outras formas de investir seu dinheiro poupado? Acesse o glossário de investimentos do Portal Brasil, do Governo Federal.

Conhece outras dicas para poupar ou investir salários? Conte para nós nos comentários!

Esta matéria ajudou você?

+ 17 pessoas ajudadas

Comentarios