29 / 11 / 2013

Contrata-se pelas habilidades técnicas; demite-se pelas comportamentais

Pesquisa aponta que adaptação cultural e habilidade nas relações interpessoais são principais competências da liderança.
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http://www.empregos.com.br

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou uma pesquisa online com 895 dirigentes e profissionais de recursos humanos para identificar os fatores que mais contribuem para o sucesso profissional. No estudo, divulgado recentemente, a maioria dos entrevistados destacou qualidades como adaptação à cultura organizacional e motivação, assim como habilidade nas relações interpessoais, em detrimento das habilidades técnicas do funcionário, sua especialização ou experiência.

A conclusão da pesquisa é que o conhecimento técnico não é requisito para o alto desempenho. Os resultados profissionais estariam ligados à motivação, às oportunidades de crescimento na organização e na forma como os líderes interagem com os colaboradores. O número de entrevistados que apontou o item “adaptação à cultura organizacional / motivação” como fator que contribui para o desempenho superou em duas vezes e meia aqueles que citaram “qualificações técnicas” ou “experiência na função” como quesitos mais importantes.

Contrata-se pelas habilidades técnicas; demite-se pelas comportamentaisPara a country manager da Right para América Latina, Elaine Saad, ainda que um profissional possua know-how técnico apreciável, sua performance fica comprometida quando se mostra inflexível ou não consegue se adaptar aos valores da companhia. Nesse caso, é comum não conseguir engajar-se ou desenvolver sua equipe, que consequentemente terá um rendimento baixo. “É imprescindível que as empresas estejam atentas a este cenário para que não percam seus talentos e consigam sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo”, avisa Elaine.

Segundo ela, quando os colaboradores percebem que não existe coerência entre a liderança e a cultura organizacional, perdem a motivação e tendem a diminuir a produtividade ou buscar outras oportunidades. Frente ao desafio de reter peças-chave nas companhias é vital a importância da aplicação de ferramentas de identificação, avaliação e desenvolvimento dos colaboradores. “Geralmente os profissionais costumam ser contratados por suas habilidades técnicas e demitidos pelas comportamentais”, revela Elaine.

Saiba sobre os três passos para garantir o melhor desempenho da empresa, segundo a executiva:

Identificar
Analisar os elementos básicos da cultura orga08nizacional. Antes de determinar se o profissional possui ou não a capacidade para se adaptar à cultura da empresa, é preciso determinar os atributos básicos dos seus próprios valores, como: a organização valoriza a inovação ou tem uma estrutura de comando rígida?

Avaliar
As organizações devem identificar um corpo de líderes de alto potencial. A partir dessa análise, poderão determinar, por exemplo, aqueles cujos valores se alinham com a cultura corporativa e que estariam mais propensos a se sentirem satisfeitos no trabalho. São eles que devem ocupar os cargos de liderança na companhia.

Desenvolver
Criar um programa para desenvolver os líderes que se destacarem, usando os resultados da avaliação para ajudar os colaboradores a aprimorarem suas habilidades interpessoais.

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