02 / 12 / 2015

Conheça as profissões mais promissoras para 2016

Para escolher uma profissão, você deve levar em conta sua vocação e as tendências do mercado para a área
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Por Tabata Madeira

Quando se trata da escolha da carreira, diversas variáveis costumam entrar em questão. Como escolher a profissão que você irá seguir por um longo tempo?

Muitas pessoas, optam por áreas que mais tem afinidade com sua personalidade.

Outras, entretanto, além de considerar sua vocação, buscam as carreiras que oferecem as melhores remunerações.

Por isso, listamos seis áreas de atuação promissoras para 2016. Qual será a sua?

-Agronegócio

agronegocio

Esse setor, que abrange diversas atividades e empresas, é muito amplo. Além dos setores ligados a produção de alimentos e grãos, os profissionais que optarem por essa área também podem atuar nas indústrias de máquinas agrícolas, fertilizantes, rações e diversas outras.

A tendência é que a busca por alimentos cresça cada vez mais e o Brasil quer se destacar como principal produtor desse setor. Com isso, formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca podem ter mais oportunidade de trabalho.

-Energia

energia

Para crescer e se desenvolver, um país nunca pode abrir mão do seu investimento em energia. Hoje, as duas principais fontes são: petróleo e energias renováveis.

A utilização do pré-sal e a busca por energias limpas, que não dependam do petróleo e não gerem gases poluentes, prometem aquecer esse setor. Profissionais aptos para buscar novas maneiras e utilizar as já existentes serão necessários.

Haverá vagas para os graduados em Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química.

-Meio Ambiente

meioambiente

Com os desastres ambientais que vem acontecendo, esse tema está na pauta do governo e da maioria das empresas que buscam seu desenvolvimento de forma sustentável.

O profissional inserido nessa área, poderá auxiliar as empresas a se adequarem nesses padrões, controlando a poluição e elaborando formas de reaproveitar os resíduos produzidos.

Profissionais graduados em cursos como Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental terão chance nesse segmento.

-Negócios

negocios

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing têm acesso a uma grande diversidade de vagas.

O motivo de todas empresas estarem em buscas desses profissionais decorre da globalização, que fez com que todas as companhias necessitassem de pessoas capazes de cuidar dos negócios e se comunicar com o mundo inteiro.

-Tecnologia

tecnologia

A constante competitividade entre as empresas e a busca por inovação, fazem com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação só aumentem.

Como a cada dia surgem novas necessidades por ferramentas e sistemas, os profissionais graduados em cursos como Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação tem oportunidades garantidas.

-Saúde 

saude

A população brasileira está cada vez mais preocupada com a qualidade de vida e isso tem gerado uma alta nos investimentos no setor.

A busca por profissionais que sejam especializados no cuidado de idosos tende a crescer bem como os novos produtos e serviços voltados a pessoas que querem envelhecer com qualidade. O setor público e também o privado estão carentes de profissionais.

Por isso, haverá oportunidades para graduados em Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia.

Esta matéria ajudou você?

+ 248 pessoas ajudadas

Comentarios