Carreiras | Empregos

O que é
O terapeuta ocupacional trata de pacientes com distúrbios físicos, mentais e psicológicos que têm dificuldade para se socializar. Pode atender crianças com deficiências mentais e de aprendizado, jovens infratores, pacientes em reabilitação de doenças e cirurgias, idosos, criminosos, dependentes químicos. Utiliza desde métodos lúdicos, como jogos, pintura, teatro e música, até atividades esportivas.
Áreas de atuação
Pode atuar nas áreas de prevenção e reabilitação. Auxilia crianças no aprendizado. Trata de pacientes com problemas psicológicos, emocionais e motores. Promove a recolocação profissional de pessoas afastadas do trabalho. Reintegra presidiários, viciados e outros ao convívio social. Desenvolve aparelhos para portadores de deficiência física.
Mercado de trabalho
Como a procura ainda é maior que a oferta, o mercado é promissor. O setor de psiquiatria e reabilitação oferece muitas vagas. Outro setor em crescimento é o de tratamento de deficientes físicos e mentais. Empresas também buscam o terapeuta ocupacional para reintegrar funcionários afastados e prevenir novas crises. Os programas de saúde do governo integram esse profissional às suas equipes em todo o país. Muitos trabalham como autônomos, mas as oportunidades estão aumentando nos setores privado e estatal.
Principais faculdades
AL:
– Maceió – UFAL
ES:
– Vitória – Faesa
MG:
– Belo Horizonte – FCMMG; UFMG
– Uberaba – UNIUBE
PE:
– Recife – UFPE
RJ:
– Niterói – Eseha
– Rio de Janeiro – UCB – RJ
SP:
– Campinas – PUC
– São José do Rio Preto – UNIP
– São Paulo – São Camilo; UNIP; USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.