Secretariado Executivo

por
http://www.empregos.com.br

O que é

A secretária executiva é a assessora direta de dirigentes de empresas. Ela executa tarefas como administrar a agenda, controlar a correspondência, atender clientes, redigir e traduzir documentos, organizar apresentações e viagens, comunicar-se com outros departamentos da empresa. Participa de reuniões e da tomada de decisões em seu setor e gerencia equipes e processos na empresa.

Áreas de atuação

A profissional pode trabalhar como assessora autônoma, auxiliando executivos e empresas a organizar eventos como feiras, seminários e palestras. Outra vertente de seu trabalho é a tradução de documentos e a interpretação simultânea, por isso as secretárias costumam ser bilíngües e trilíngües. Como secretária executiva, organiza os compromissos de seu chefe, atende clientes e fornecedores, mantém contato com outros setores da empresa, participa de reuniões, cuida da correspondência.

Mercado de trabalho

O mercado é estável. Para se destacar, é preciso ter algum diferencial, como domínio de duas ou mais línguas ou especialização em áreas como informática, recepção, vendas, entre outras. A maioria dos empregos está na iniciativa privada e na região sudeste, onde se concentram muitas empresas. Também há oportunidades em órgãos do governo, onde se ingressa através de concurso público.

Principais faculdades

AP:
– Macapá – UNIFAP

BA:
– Salvador – UCSal; UFBA

CE:
– Fortaleza – UFC

DF:
– Brasília – IESB

ES:
– Aracruz – Uniaracruz

MG:
– Belo Horizonte – Newton Paiva
– Viçosa – UFV

MS:
– Campo Grande – Unaes

PA:
– Belém – UEPA; Unama

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – PUC; Unibrasil
– Londrina – UEL; UniFil

RJ:
– Rio de Janeiro – Estácio

RR:
– Boa Vista – UFRR

RS:
– Porto Alegre – PUC

SC:
– Blumenau – FURB

SP:
– Campinas – Unisal
– São Bernardo do Campo – Metodista
– São Paulo – FECAP; PUC; Uniesp; Uninove

Esta matéria ajudou você?

+ 2 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios