O que é
O musicoterapeuta utiliza sons para tratar pacientes com deficiência física, mental e de aprendizado. Pode utilizar instrumentos musicais, vozes e ruídos. Crianças, adultos e idosos com problemas de fala, audição, aprendizagem e portadores de moléstias em estágio terminal se beneficiam desse tratamento. A musicoterapia é usada também em programas de reabilitação de dependentes químicos e menores infratores.
Áreas de atuação
Encontra postos de trabalho em hospitais, centros de reabilitação, empresas e clínicas variadas, como de geriatria. Auxilia crianças com dificuldade de aprendizado, portadores de distúrbios neurológicos e psicológicos e deficientes mentais. Desenvolve programas para prevenir o estresse em empresas. Trata de usuários de drogas em clínicas de recuperação e de menores abandonados e infratores.
Mercado de trabalho
A profissão é nova e as escolas são poucas, por isso é um mercado a ser explorado. O musicoterapeuta costuma trabalhar em clínicas em conjunto com equipes de saúde. A procura pelo profissional cresce nas empresas, para tratar do estresse e ainda de problemas de relacionamento, e nas escolas, para auxiliar estudantes com limitações. As grandes metrópoles oferecem as melhores colocações.
Principais faculdades
GO:
– Goiânia – UFG
PR:
– Curitiba – FAP – Unespar
– Londrina – UEL
RJ:
– Rio de Janeiro – CBM – CEU
SP:
– Ribeirão Preto – Unaerp
– São Paulo – FPA – SP; UniFMUb
Musicoterapia
O que é O musicoterapeuta utiliza sons para tratar pacientes com deficiência física, mental e de aprendizado. Pode utilizar instrumentos musicais, vozes e ruídos. Crianças, adultos e idosos com problemas de fala, audição, aprendizagem e portadores de moléstias em estágio terminal se beneficiam desse tratamento. A musicoterapia é usada também em programas de reabilitação de […]
Avalie:
Comentários 0 comentário