Carreiras | Empregos

O que é
O músico produz melodias utilizando a voz, o corpo, instrumentos acústicos e eletrônicos. Pode participar de todo o processo de criação musical, desde a composição até a venda de discos. Ele compõe músicas e as anota em partituras para serem interpretadas por ele ou por outros. No estúdio, faz arranjos para vários instrumentos, arregimenta músicos e técnicos, interpreta canções e se ocupa da gravação. Pode reger e dirigir orquestras, bandas, espetáculos musicais. Outra vertente de seu trabalho é o ensino em conservatórios, escolas e universidades.
Áreas de atuação
O músico pode compor letras e melodias para outros ou ser o intérprete das próprias canções. Como arranjador, decide quais instrumentos serão utilizados e em qual parte da música. Também pode se ocupar da gravação e produção de discos. Além de trabalhar na indústria fonográfica, o profissional realiza trabalhos em comerciais, filmes, peças de teatro, eventos como casamentos e formaturas. Cantores e instrumentistas podem atuar em grupos, seguir carreira solo ou dar aulas. No campo da música erudita, o músico com conhecimento de vários instrumentos pode se tornar regente. Na área acadêmica, pode realizar pesquisas históricas.
Mercado de trabalho
As melhores colocações estão no ensino de canto e instrumentos musicais em escolas, universidades e conservatórios. As agências publicitárias oferecem oportunidades na área de criação de jingles, as vinhetas musicais utilizadas em comerciais. As empresas que criam corais formados pelos próprios funcionários são outra opção. O músico erudito disputa um mercado restrito em orquestras municipais e estaduais. Têm surgido vagas para pesquisadores e restauradores de partituras antigas.
Principais faculdades
MT:
– Cuiabá – UFMT
PA:
– Belém – UEPA
PB:
– João Pessoa – UFPB
PE:
– Recife – UFPE
PR:
– Curitiba – Embap; PAP; UFPR
– Londrina – UEL
RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – UFRJ; Unirio
RN:
– Natal – UFRN
RS:
– Pelotas – UFPel
– Porto Alegre – UFRGS
SC:
– Blumenau – FURB
– Florianópolis – Udesc
SP:
– Campinas – Unicamp
– São Paulo – CDMSP; Famosp; FASM; UNESP; Unicsul; UniFIAMM; USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.