O que é
Ele analisa as tendências do momento e as preferências de certos públicos para desenvolver e confeccionar itens como roupas e sapatos. Envolve-se com a comercialização, realizando desfiles, elaborando estratégias de venda e aconselhando grandes magazines.
Áreas de atuação
O estilista cria roupas, calçados, jóias e acessórios. Também concebe estampas e desenvolve novos tecidos para a indústria têxtil. Escolhe matérias primas e supervisiona a produção. Trabalha na indústria orientando a confecção de peças de acordo com as últimas tendências ou para públicos específicos e preparando moldes. Assessora o setor de compras de grandes magazines. Organiza desfiles, campanhas publicitárias, sessões de fotos. Atua como consultor ajudando os clientes a escolher peças para compor seu visual.
Mercado de trabalho
A indústria da moda está em crescimento e as exportações aumentam. Os bacharéis em moda encontram trabalho como estilistas em grandes confecções e magazines. Grandes eventos como o São Paulo Fashion Week abrem espaço para novos talentos, e lojas como a C&A contratam profissionais. Há muitas oportunidades, embora temporárias, na área de produção. Estilistas experientes ganham bastante como consultores de moda. Outra opção é dar aulas nas faculdades, mas é necessário ser pós-graduado na área.
Principais faculdades
CE:
– Fortaleza – UFC
ES:
– Vila Velha – Faculdade Novo Milênio
– Vitória – Faesa
GO:
– Goiânia – UFG
MG:
– Belo Horizonte – FUMEC; UNA; UniBH
– Uberaba – Uniube
– Uberlândia – Uniube
MS:
– Campo Grande – Unaes
PE:
– Caruaru – UFPE
PR:
– Cianorte – UEM
– Londrina – UEL
RJ:
– Rio de Janeiro – Senai; UVA
RS:
– Caxias do Sul – UCS
– Novo Hamburgo – FEEVALE
SC:
– Blumenau – FURB
– Florianópolis – Udesc; UNISUL
SP:
– Santos – Unimonte; Unisanta
– São Paulo – Anhembi Morumbi; Belas Artes; FASM; FPA; Senac; UniFMU; UNIP; – USP
Moda
Descubra mais sobre essa profissão e suas principais atividades
Avalie:
Comentários 0 comentário