O que é
O linguista estuda a origem e a transformação dos idiomas. Ele investiga a maneira como os sons são emitidos, as mudanças nos idiomas e os dialetos em diferentes regiões.
Pode atuar ao lado de médicos para corrigir defeitos de fala. No ensino de línguas estrangeiras, ajuda a melhorar a pronúncia. Também elabora dicionários, gramáticas e outros materiais de aprendizagem.
Áreas de atuação
O auxílio a pacientes com problemas de fala de origem física ou psicológica é uma das áreas de atuação do profissional. Ele também ajuda alunos no aprendizado de idiomas com materiais e técnicas para dominar a gramática e a pronúncia. Realiza a documentação e a preservação de dialetos tribais.
O especialista em fonética, o estudo da produção de sons, auxilia perícias médicas na identificação de vozes. O lingüista também pode reconhecer a autoria de textos. Uma nova vertente do trabalho é a criação de máquinas que respondem comandos de voz humana.
Mercado de trabalho
O mercado tem crescido em alguns setores. Um deles é o tratamento das deficiências de fala. O profissional encontra um campo fértil nas escolas de idiomas graças à presença crescente de multinacionais no país. No ensino tradicional e em editoras, ele é chamado para avaliar e elaborar materiais de estudo como livros didáticos e dicionários. Nos laboratórios de fonética,trabalha ao lado do fonoaudiólogo nas emissão de laudos técnicos, como os de reconhecimento de vozes. A docência no ensino superior é outra boa opção, já que faltam professores nessa área.
Principais faculdades
DF:
– Brasília – UCB
MG:
– Belo Horizonte – UFMG
PR:
– Cascavel – Unioeste
SP:
– Campinas – Unicamp
– São Paulo – USP
Linguística
Descubra mais sobre essa profissão e suas principais atividades
Avalie:
Comentários 0 comentário