Carreiras | Empregos

O que é
O bacharel em gerontologia estuda o envelhecimento humano e desenvolve projetos para preservar a saúde física, mental e social do idoso. Ele presta assistência às famílias e atua para proteger o idoso de preconceitos e de iniciativas impróprias de indivíduos e instituições. Cuida de casos especiais, como portadores de deficiências e moradores de rua. Realiza atendimento domiciliar, presta assessoria jurídica e auxilia na colocação no mercado de trabalho.
Áreas de atuação
O apoio à família, para orientar sobre os cuidados e as necessidades do idoso, é uma das funções do gerontologista. Cabe a ele ainda preparar os profissionais que vão se ocupar desses pacientes. Propõe ações para esclarecer a população sobre a terceira idade e para solucionar os problemas de saúde que mais afligem essa parcela da população.
Mercado de trabalho
O curso é relativamente novo, tendo sido implantado no nível de graduação na USP em 2004 e de pós-graduação na PUC -SP em 1997. O mercado tende a crescer em razão do crescimento da população de idosos no país e do aumento da expectativa de vida. A maioria das vagas se concentra em hospitais, clínicas e centros de saúde. Outra alternativa é o atendimento domiciliar e em centros de convivência. ONGs que se ocupam de idosos podem solicitar seus serviços. A docência para especialistas em saúde e leigos interessados em cuidados para idosos é outro nicho de trabalho.
Principais faculdades
Ver também:
– terapia ocupacional
GO:
– Goiânia – UCG
MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Uberaba – Uniube
PE:
– Recife – UFPE; UNICAP
SP:
– Campinas – PUC
– Santos – Unisanta
– São Paulo – PUC; USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.