Geologia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

A origem da Terra, as transformações que ela sofre com o tempo e a utilização dos recursos que ela oferece são os objetos de investigação do geólogo. Ele estuda a formação do solo e das rochas. Pode prevenir catástrofes como enchentes ou terremotos. Projeta e supervisiona obras como usinas, túneis, reservatórios. Orienta a exploração de fontes de água, gás, minério e petróleo. Busca evitar a contaminação do meio ambiente por dejetos e materiais radioativos.

Áreas de atuação

O geólogo pode prestar assessoria para organizações que se ocupam da preservação ambiental. Também ajuda a recuperara áreas degradadas. Construtoras de diversos tipos buscam seu conhecimento de solo e rochas para garantir a segurança de seus projetos. A geofísica, que estuda os fenômenos físicos no interior da Terra, é outro campo de atuação. Empresas de exploração de água, gás e petróleo também necessitam de sua orientação em seus projetos.

Mercado de trabalho

Faltam profissionais qualificados no mercado. O setor público emprega principalmente especialistas em análise ambiental em prefeituras. Os maiores contratantes no momento são as mineradoras e petrolíferas, tanto estatais quanto privadas. Empresas de prevenção de vazamento de combustível em postos de gasolina são outra opção de trabalho.

Principais faculdades

AM:
– Manaus – Ufam

BA:
– Salvador – UFBA

CE:
– Fortaleza – UFC

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Ouro Preto – UFOP

MT:
– Cuiabá – UFMT
– Belém – UFPA

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – UFPR

RJ:
– Rio de Janeiro – Uerj; UFRJ
– Seropédica – UFRRJ

RN:
– Natal – UFRN

RS:
– Porto Alegre – UFRGS

SP:
– Campinas – Unicamp
– Rio Claro – UNESP
– São Paulo – USP

Esta matéria ajudou você?

+ 2 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios