Carreiras | Empregos

O que é
O engenheiro sanitário tem como principal função o tratamento da água, do esgoto e do lixo. Ele zela pela preservação da água em fontes naturais e reservatórios. Gerencia a distribuição de água e a rede de esgotos. Determina a coleta e o destino do lixo industrial, hospitalar e residencial. Realiza trabalho de prevenção contra a poluição ambiental e tratamento de resíduos em indústrias. Pode auxiliar no controle da poluição atmosférica, marinha e costeira.
Áreas de atuação
Como a água é um recurso finito e não-renovável, cabe ao profissional preservar os mananciais. Também é sua função cuidar da qualidade de água e racionalizar seu uso. O engenheiro sanitário previne a contaminação e recupera áreas degradadas. Na área de saneamento, administra redes de esgoto, de coleta de lixo e de tratamento de resíduos industriais.
Mercado de trabalho
Tanto o setor privado quanto o público empregam o profissional. Órgãos municipais, estaduais e federais que administram os recursos hídricos necessitam do engenheiro, assim como aqueles que se ocupam do controle ambiental. Empresas particulares que realizam serviços de construção e manutenção das redes de água e esgoto e coleta e tratamento de lixo e resíduos também são grandes contratantes. Consultorias que atendem empresas preocupadas em cumprir a legislação ambiental oferecem postos de trabalho para esse profissional.
Principais faculdades
BA:
– Salvador – UFBA
MG:
– Coronel Fabriciano – Unileste
MS:
– Campo Grande – UCDB
MT:
– Cuiabá – UFMT
PA:
– Belém – UFPA
PB:
– Campina Grande – UEPB
RS:
– Lajeado – Univates
SC:
– Florianópolis – UFSC

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.