Carreiras | Empregos

O que é
Este profissional se ocupa dos mais variados aspectos da produção industrial, desde a instalação da rede elétrica até a inspeção do produto final. Sua função é otimizar tempo, espaços, recursos, mão-de-obra, matérias primas. Ele estuda custos, gerencia recursos humanos, materiais e equipamentos. Pode se especializar ou trabalhar em conjunto com engenheiros mecânicas, elétricos, têxteis, entre outros.
Áreas de atuação
Pode se envolver diretamente na produção, administrando turnos de trabalho, uso do maquinário, aproveitamento de matéria-prima. Também atua na logística do negócio, estabelecendo recursos, implantando processos e garantindo a viabilidade comercial. Outra opção é cuidar da infra-estrutura, projetando fábricas e selecionando os equipamentos necessários. O controle de qualidade da produção também pode ser atribuição desse profissional.
Mercado de trabalho
Setores como o petrolífero, de álcool e de cana-de-açúcar estão em franco crescimento e podem absorver o engenheiro industrial em diversas funções. Existem oportunidades ainda nas áreas de telecomunicações, que cresce no país, de computação, pela versatilidade do profissional, e biomédica, no desenvolvimento de equipamentos de exame e diagnóstico.
Principais faculdades
BA:
– Salvador – CEFET
MA:
– São Luís – CEFET
MG:
– Belo Horizonte – CEFET
PR:
– Curitiba – UFPR; UTFPR
RJ:
– Rio de Janeiro – CEFET
RS:
– Santo Ângelo – URI
SP:
– Itapeva – UNESP
– Lorena – USP
– Santos – Unisanta
– São José dos Campos – CETEC – ETEP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.