Carreiras | Empregos

O que é
Nessa modalidade de engenharia, os conhecimento da física são utilizados na criação e no desenvolvimento de tecnologias e seus materiais. Os supercondutores são um exemplo do trabalho desse profissional. Ele encontra campo de trabalho na eletrônica, inclusive na área de miniaturização de componentes. Projeta equipamentos para uso médico, entre eles os que utilizam raios laser. As indústrias química e petroquímica também empregam suas habilidades.
Áreas de atuação
No setor de telecomunicações e na área de equipamentos médicos o profissional desenvolve dispositivos óticos necessários em diversos aparelhos. Atua no setor energético explorando técnicas e mecanismos de captação e aproveitamento de energia elétrica, nuclear e solar. Trabalha em projetos de monitoramento ambiental. É muito atuante na criação de novos materiais como semicondutores e componentes eletrônicos.
Mercado de trabalho
A primeira turma se formou em 2004 e a profissão está em alta. Ainda faltam profissionais no mercado. A principal área é a de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais. Os setores de telecomunicações, energético e de medicina oferecem muitos postos de trabalho. Ainda existem oportunidades em organizações ambientais, bancárias e farmacêuticas, entre outras.
Principais faculdades
SP:
– São Carlos – UFScar

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.