Carreiras | Empregos

O que é
O engenheiro de minas localiza e estuda reservas e jazidas de minerais, combustíveis fósseis e de água. Analisa a possibilidade de extração, a viabilidade comercial e os usos desses recursos. Busca a exploração sem danos ao meio ambiente. Orienta obras como pontes, barragens e túneis. Presta consultoria e emite laudos técnicos. Como pesquisador, desenvolve novos produtos, técnicas e equipamentos de extração.
Áreas de atuação
Pode se especializar na prospecção, a localização de reservas e jazidas. Outra função do engenheiro de minas é a lavra, a extração mineral propriamente dita, o que envolve toda a logística de remoção, transporte e estocagem. A etapa seguinte, o beneficiamento ou tratamento do material, também faz parte de seu trabalho. A reciclagem e a diminuição do impacto ambiental da extração são sua atribuição. Obras de infra-estrutura como túneis e pontes necessitam da análise desse profissional.
Mercado de trabalho
O mercado é propício para esse profissional. O Brasil tem a sexta maior reserva de minério de ferro do mundo e é rico em outros minerais. A presença de multinacionais e a privatização de estatais cria vagas para esse profissional ainda escasso no setor. As mineradoras são as maiores empregadoras, mas existem oportunidades nas indústrias de carvão, cimentos, fertilizantes, química e petróleo, entre outras. O setor público contrata profissionais em órgãos como o Ministério de Minas e Energia e o Departamento Nacional de Produção Mineral.
Principais faculdades
BA:
– Salvador – UFBA
MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Ouro Preto – UFOP
PA:
– Marabá – UFPA
PB:
– Campina Grande – UFCG
PE:
– Recife – UFPE
RS:
– Porto Alegre – UFRGS
SP:
– São Paulo – USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.