Carreiras | Empregos

O que é
Nessa especialidade, o engenheiro seleciona matérias primas para criar materiais industrializados para diversos fins. Também aperfeiçoa materiais existentes e obtém combinações de materiais diferentes. As aplicações desse trabalho são vastas. O profissional encontra campo de trabalho em indústrias como a automobilística, metalúrgica, petroquímica, siderúrgica e plástica, entre outras.
Áreas de atuação
Basicamente são três. Derivados do petróleo, os compostos de acrílico, borracha, plásticos e resinas são utilizados para criar uma infinidade de produtos. A reciclagem desses materiais, por sua vez, cresce com a preocupação com a degradação ambiental. As cerâmicas são outra vertente do trabalho do engenheiro de materiais. Outra delas são as ligas metálicas, também empregadas em grande variedade de produtos.
Mercado de trabalho
O profissional encontra postos de trabalho nas três áreas, de derivados de petróleo, de cerâmicas e metais. O Brasil tem investido na produção de polímeros e na exploração de minérios como matéria-prima. As contratações se concentram nas indústrias metalúrgicas, petroquímicas e siderúrgicas, tanto na criação de produtos quanto na concepção e aplicação de técnicas de reciclagem.
Principais faculdades
MG:
– Coronel Fabriciano – Unileste
PA:
– Marabá – UFPA
PB:
– Campina Grande – UFCG
PE:
– Recife – UFPE; UPE
PR:
– Ponta Grossa – UEPG
RJ:
– Rio de Janeiro – IME; PUC; UFRJ; UGF
RN:
– Natal – UFRN
RS:
– Caxias do Sul – UCS
Porto Alegre – UFRGS
SC:
– Florianópolis – UFSC
SP:
– Guaratinguetá – UNESP
– São José dos Campos – Univap
– São Paulo – Mackenzie; USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.