Carreiras | Empregos

O que é
Projetar todos os tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites é tarefa do engenheiro aeronáutico. Ele concebe todo o projeto, da fuselagem aos instrumentos de navegação. Também faz a manutenção dessas máquinas. Em aeroportos, pode construir terminais, criar linhas aéreas e gerenciar o tráfego de aeronaves.
Áreas de atuação
O profissional concebe e testa estruturas e componentes, como asas, fuselagem, trem de pouso, e sistemas e sensores das aeronaves, como computadores de bordo e piloto automático. Realiza inspeções, manutenção e reparo de aeronaves. Organiza o tráfego aéreo nos aeroportos. Pode ainda trabalhar no desenvolvimento e fabricação de componentes para satélites, foguetes e estações espaciais.
Mercado de trabalho
Centros de pesquisa e desenvolvimento como a Embraer, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) sempre necessitam de profissionais, e muitas vezes recorrem a estrangeiros por falta de mão-de-obra qualificada. Por isso, bons engenheiros aeronáuticos dificilmente ficam desempregados e ganham bem mais que outros engenheiros. Até empresas estrangeiras contratam brasileiros. Companhias de aviação procuram esse profissional para cuidar da manutenção das aeronaves. Outra vertente da profissão é a engenharia espacial, que envolve a construção de satélites e de peças para a Estação Espacial Internacional.
Principais faculdades
SP:
– São Carlos – USP
– São José dos Campos – ITA; Unip; Univap
– Taubaté – Unitau

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.