Economia Doméstica

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O economista doméstico desenvolve e implementa programas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de indivíduos e grupos. Ele ensina cuidados e técnicas de alimentação, economia, habitação, higiene e saúde. Avalia produtos e esclarece consumidores sobre seus direitos. Pode também administrar restaurantes e espaços de convivência em empresas.

Áreas de atuação

Atuar em creches e escolas implementando programas que ajudem no desenvolvimento das crianças é um dos trabalhos desse profissional. Em comunidades carentes, pode ministrar cursos de culinária, economia doméstica, higiene e saúde. Outra de suas funções é orientar e esclarecer o consumidor, realizando inclusive o controle de qualidade. Também pode participar da criação de produtos alimentícios e da elaboração de cardápios. Ele ainda se ocupa da limpeza e conservação de itens de vestuário.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em crescimento. Muitas empresas oferecem vagas para profissionais no controle de qualidade, sobretudo no setor alimentício, como restaurantes e supermercados. Atua como consultor de investimentos para bancos, cooperativas e financeiras. ONGs o empregam para trabalhar com programas de agricultura familiar, educação do consumidor e planejamento de renda, entre outros, junto a comunidades carentes e organizações como o Movimento dos Sem Terra. O setor público contrata o profissional para trabalhar em creches, prefeituras e secretarias de saúde.

Principais faculdades

CE:
– Fortaleza – UFC

MG:
– Viçosa – UFV

PE:
– Recife – UFRPE

PR:
– Francisco Beltrão – Unioeste

RJ:
– Seropédica – UFRRJ

SP:
– Santo André – Fainc

Esta matéria ajudou você?

+ 5 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios