Carreiras | Empregos

O que é
O economista doméstico desenvolve e implementa programas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de indivíduos e grupos. Ele ensina cuidados e técnicas de alimentação, economia, habitação, higiene e saúde. Avalia produtos e esclarece consumidores sobre seus direitos. Pode também administrar restaurantes e espaços de convivência em empresas.
Áreas de atuação
Atuar em creches e escolas implementando programas que ajudem no desenvolvimento das crianças é um dos trabalhos desse profissional. Em comunidades carentes, pode ministrar cursos de culinária, economia doméstica, higiene e saúde. Outra de suas funções é orientar e esclarecer o consumidor, realizando inclusive o controle de qualidade. Também pode participar da criação de produtos alimentícios e da elaboração de cardápios. Ele ainda se ocupa da limpeza e conservação de itens de vestuário.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em crescimento. Muitas empresas oferecem vagas para profissionais no controle de qualidade, sobretudo no setor alimentício, como restaurantes e supermercados. Atua como consultor de investimentos para bancos, cooperativas e financeiras. ONGs o empregam para trabalhar com programas de agricultura familiar, educação do consumidor e planejamento de renda, entre outros, junto a comunidades carentes e organizações como o Movimento dos Sem Terra. O setor público contrata o profissional para trabalhar em creches, prefeituras e secretarias de saúde.
Principais faculdades
CE:
– Fortaleza – UFC
MG:
– Viçosa – UFV
PE:
– Recife – UFRPE
PR:
– Francisco Beltrão – Unioeste
RJ:
– Seropédica – UFRRJ
SP:
– Santo André – Fainc

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.