O motorista além de essencial pode atuar em diversos setores como: Motorista particular, transporte público e até mesmo como piloto de testes de corrida.
O que faz o motorista?
Este profissional é responsável por conduzir passageiros, ou cargas através de um trajeto ou destino pré estabelecido.
Cada tipo de serviço está relacionado a uma categoria e habilitação específica, e para atuar na profissão é necessário ter conhecimento de rotas, leis de trânsito, e normas se segurança; é necessário possuir raciocínio rápido e prudência.
Em certos casos pode acontecer de surgir a necessidade do motorista ser responsável por outros serviços, como, abastecimento, checagem de pneus, preparação, manutenção e inspeção de dos seus veículos.
Onde atuar?
Atualmente o setor que mais contrata motoristas profissionais motoristas é o de transporte de cargas, no qual o condutor percorre todo o país transportando diversos tipos de mercadorias como eletrodomésticos, alimentos, eletrônicos, medicamentos etc.
Outros setores desta profissão são:
** Condutores de locomotivas voltado para trens de carga: Transporta principalmente mercadorias d setor de mineração e agrícola.
** Motorista de ônibus (com CNH tipo D): transporta passageiros, de acordo com o aumento de fluxo no transporte público.
** Motorista de veículos de pequeno porte: inclui motorista executivo de carro de luxo, taxistas, ubers e motoristas de locadoras e transportadoras de pequeno porte.
O que é necessário para ser tornar motorista profissional?
Para quem deseja ingressar na carreira de motorista deve se atentar aos requisitos básicos da profissão, de início são duas exigências:
1 – Habilitação adequada: Cada categoria veicular requer uma licença de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e para se enquadra nas normas é necessário possuir a habilitação correta.
** Categoria B: Feito para utilitário, automóvel, caminhoneta e caminhonete, cujo o peso bruto não ultrapasse três mil e quinhentos quilogramas e não exceda a lotação máxima de oito lugares, excluindo o motorista.
Obs: Pode ser acoplado o reboque, no entendo a soma do conjunto (carro e reboque) não ultrapasse 3500 KG.
** Categoria C: Após um ano de experiência na Categoria B e sem ter recebido multas graves e gravíssimas no período de 12 meses, o condutor já pode solicitar a habilitação para esta categoria, feito isso o dirigente poderá atuar em atividades relacionadas ao transporte de carga, como por exemplo caminhões, cujo o peso bruto não ultrapasse 3,5 toneladas.
Obs: É permitido que o condutor realize o transporte de passageiros, em veículos que tenha como tenha lotação máxima 8 pessoas mais o motorista.
** Categoria D: A exigência inicial é ter ao menos um ano de experiência na categoria C e sem infrações graves em carteira. Quando habilitados os condutores desta categoria D podem fazer o transporte de passageiros, cuja a lotação ultrapasse oito passageiros, como vans e ônibus.
** Categoria E: Esta é a categoria que engloba todas as anteriores, para obter a habilitação é necessário que o condutor seja aprovado no curso de treinamento e práticas veicular em situação de risco.
Com a aprovação no teste o motorista estará apto a condução de veículos articulados, e com de tração de carga separada. Os veículos deste porte possui carga superior a 6 toneladas.
2- Formação adequada: existem cursos de boas práticas, conhecimento de leis etc. Muitos cursos e especialização são oferecidos pela própria empresa contratante, porém se o motorista já tem conhecimento na sua área de atuação tem mais chances no mercado de trabalho, e não se esqueça de incluir o EAR (Exerce Atividade Remunerada) em sua CNH.
Profissões relacionadas:
- Motorista
- Motorista de Caminhão
- Ajudante de motorista
- Motorista Munck
- Instrutor de trânsito
- Borracheiro
- Mecânico
- Motorista Operador de Bomba
Saiba mais sobre Ajudante de motorista:
Comentários 0 comentário