08 / 12 / 2017

Conheça a carreira de Auxiliar de Limpeza

Já pensou em ser auxiliar de limpeza? Saiba tudo sobre a carreira no texto a seguir!
por
http://www.empregos.com.br

O cargo de auxiliar de limpeza costuma ser bastante requisitado por condomínios e residências, além de empresas de diversos segmentos e portes. Esse profissional é responsável por manter o ambiente limpo e agradável para todos. Assim como as demais funções, é exigida simpatia e cordialidade com clientes e funcionários.

Este texto foi preparado para ajudar você a exercer essa profissão que é tão importante para o bem-estar de qualquer companhia. Veja a seguir mais detalhes sobre o trabalho do auxiliar de limpeza e como ser um bom profissional nessa área. Boa leitura!

O que faz um auxiliar de limpeza

Esse profissional se compromete com a manutenção e limpeza de empresas, condomínios, hotéis, pousadas, entre outros. Diariamente, ele organiza o ambiente.

O auxiliar de limpeza costuma deixar o local higienizado, livre poeira, odor e tudo que possa vir a prejudicar a saúde das pessoas que estão no espaço.

Quais são as responsabilidades do auxiliar de limpeza

Entre as principais responsabilidades, estão: Manutenção geral do local, limpeza e arrumação de ambientes como escritório, área de serviço, cozinha, banheiro, copa, vestiários, recepção, escadas, garagens e pátios, elevador, corredor, entre outros.

O trabalho deve ser feito de forma minuciosa, para que tudo fique realmente limpo, como no caso da lavagem de vidros, janelas, vidraças, assoalhos e remoção da poeira dos móveis. Além disso, é função do auxiliar de limpeza varrer a fábrica ou a área da operação, paredes, utensílios, carpetes e tapetes.

Lembre-se que é fundamental que o funcionário responsável pela limpeza sinalize os locais que estão molhados e escorregadios, para que sejam evitados acidentes.

Outras funções podem ser agregadas a esse profissional, como:

  • abastecer os ambientes com materiais (papel, copo, etc.);
  • remover o lixo;
  • higienizar o bebedouro ou a máquina de café;
  • lavar louças, panos, esponjas;
  • limpar as persianas;
  • repor e material de higiene;
  • fazer café diariamente;
  • organizar lanches para os funcionários, quando solicitado;
  • auxiliar os outros setores da organização quando for solicitado, em prol da higiene e limpeza do ambiente quando ocorrer qualquer incidente, como queda ou vazamentos de produtos.

Como é a área de atuação

O auxiliar de limpeza pode atuar em diversos segmentos, como empresas de pequeno, médio e grande porte, fábricas, escritórios, lojas, veículos de comunicação, locais externos, terminais e estações de transporte público, organização sem fins lucrativos, órgão públicos, etc.

Viu como é amplo o mercado de trabalho para esse profissional? Então, não perca tempo e invista em você e na sua carreira!

Ao pensar na segurança dos funcionários, há algumas empresas onde é necessário utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como fábricas que trabalham com robôs e prensas, por exemplo. Veja mais detalhes no tópico a seguir:

Quais equipamentos são utilizados por um auxiliar de limpeza

Entre os equipamentos indispensáveis para qualquer auxiliar de limpeza estão: touca, máscara, luvas e avental. Esses itens são importantes para que se evite o contato direto com os produtos de limpeza, que podem acabar causando alguma reação alérgica.

Os equipamentos evitam, também, contato com substâncias corrosivas que causam mal a saúde. Portanto, se você quer investir nessa profissão, não abra mão desses itens essências para sua saúde e segurança.

Como a tecnologia ajuda o trabalho do auxiliar de limpeza

As tecnologias auxiliam diversos setores profissionais. Na área de limpeza, não é diferente! Existem equipamentos específicos para as mais variadas necessidades de higiene. Veja alguns exemplos:

  • máquina de gelo seco: remove a sujeira mais profunda, como gordura. Ela pode ser usada em tanques e fornos, linha de produção e embalagens, sem precisar usar produtos químicos;
  • sistema de alta pressão: utilizado em mesas, pisos e paredes, com o auxílio da água quente, faz uma desinfecção mais potente;
  • lavadora de piso: geralmente, faz a limpeza dos estoques e de outros pisos, removendo líquidos, granulados e óleos;
  • aspirador industrial: com ele, é possível tirar a sujeira gerada pelos envasamentos e transporte de mercadorias. Esse aspirador possui um enorme poder de sucção, além de tecnologia de filtro.

Esses foram só alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar seu trabalho como auxiliar de limpeza. Viu que nem tudo é tão complicado como parece? Você pode usar a tecnologia ao seu favor e deixar seu trabalho mais prático!

Como se tornar um auxiliar de limpeza de sucesso

Para se tornar um auxiliar de limpeza, é necessário que você tenha conhecimentos sobre alguns pontos importantes, além de possuir disposição física para exercer o cargo que lhe é atribuído.

Além disso, para que o profissional de auxiliar de limpeza possa desempenhar as suas funções com êxito, é necessário conseguir cumprir ordens e ser organizado, assim como saber ouvir sugestões e críticas, ter iniciativa, paciência, ser proativo, ágil, responsável e carismático.

Busque sempre estar com sua higiene em dia, cabelos cortados, unhas limpas, barba bem feita, roupas limpas e passadas.

A educação também diz muito sobre quem é o profissional, principalmente no ambiente de trabalho. Como o auxiliar de limpeza costuma passar por diversos setores de uma mesma organização, é fundamental que ele cumprimente todos que estão no local. Mesmo que não saiba o nome de todos os funcionários, sorria e diga um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.

Quais são os cargos relacionados

Alguns cargos estão diretamente relacionados com o de auxiliar de limpeza, como supervisor e coordenador de limpeza, assistente de limpeza e auxiliar de serviços gerais.

Todos as funções citadas anteriormente se complementam.  A diferença está apenas na nomenclatura e nos níveis hierárquicos de cada cargo, mas todas são da mesma área de atuação.

Os pré-requisitos para ingressar na área de auxiliar de limpeza

O nível de escolaridade mínimo exigido para o cargo em questão é ensino médio completo. Além disso, é importante que o profissional saiba trabalhar em equipe.

Ser discreto é umas das características fundamentais para exercer a função — o que inclui não comentar sobre objetos e outros funcionários da empresa. Deve-se ter em mente que você está no seu local de trabalho e precisa agir como tal, sem fofocas e com o máximo de discrição possível.

As formas de aprimorar os seus conhecimentos

Busque sempre aprimorar seus conhecimentos para aprender novas técnicas de limpeza. Com isso, seu trabalho fica menos cansativo e com mais agilidade. Como em qualquer profissão, é importante que você tente se destacar. Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Não só os conhecimentos da área são importantes, mas também fazer cursos a distância que ensinem técnicas de se relacionar com as pessoas, curso de idiomas, entre outros. Existem muitos deles que são gratuitos e que só vão enriquecer o seu currículo. O estudo costuma ser bem-visto pelas empresas, pois demonstra que você está sempre em busca de conhecimentos para atingir a excelência em seu trabalho.

Portanto, dê o seu melhor. Ao agir dessa maneira, você terá o reconhecimento de seus supervisores e poderá, até mesmo, receber uma promoção de salário e cargo pelo seu desempenho profissional. Não se esqueça dessa dica! Ela poderá ser muito útil no seu emprego atual ou no que você almeja alcançar.

Como ingressar na profissão

Hoje, o site Empregos oferece mais de mil vagas para esse cargo e muitas outras para serviços gerais e domiciliares. Sabe o que é mais legal nisso tudo? É que muitos deles não pedem experiência. Isso mesmo que você acabou de ler. Não é demais? Isso acontece porque muitas empresas oferecem capacitação e cursos de auxiliar de limpeza.

Caso seu objetivo seja se sair bem na  seleção de emprego, veja as 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego e saia na frente dos concorrentes. Esse texto vai ajudar bastante você a compreender os processos seletivos feitos pelas empresas.

Que tal apostar também em ser destaque nas vagas oferecidas? Ao assinar o site Empregos, é possível ganhar destaque nas buscas de currículos feitas pelos recrutadores. A partir disso, o candidato vai para o topo dos resultados. Essa é a maneira mais eficiente de ser visto pelas empresas contratantes.

Ainda está na dúvida sobre como ingressar na profissão? No Empregos, é possível ter acesso às melhores oportunidades por 7 dias, sem custo.  Há chances ofertadas para todo o país. É muita notícia boa!

Como ficar por dentro das novidades

Ao se tornar assinante do Empregos, você tem acesso ao Guia de Empresas. Nele, é possível encontrar o perfil de mais de 170 mil empresas. Além disso, você pode segui-las para receber vagas e informações exclusivas no momento em que elas são atualizadas. A partir daí, você envia seu currículo diretamente para os recrutadores e fica disponível para eles. Viu como é legal? Só estou vendo vantagens para 2019!

Ainda tem mais para você! Sabia que ao acessar a newsletter do Empregos.com.br, é possível receber direto no seu e-mail dicas de sucesso para sua carreira de auxiliar de limpeza e outras profissões. Ficou animado? Então, assine agora mesmo e confira tudo o que foi preparado para alavancar suas chances no mercado de trabalho!

Esta matéria ajudou você?

+ 106 pessoas ajudadas

Comentarios