A carreira de vendedor é uma ótima oportunidade para quem deseja seguir na área comercial. Muitos profissionais iniciam a sua trajetória profissional como atendentes ou vendedores e podem construir um plano de carreira promissor. No entanto, para se destacar no mercado, é preciso contar com determinadas habilidades e características.
Se você deseja conseguir o seu primeiro emprego e seguir na carreira de vendedor, confira esse artigo e saiba mais sobre essa profissão.
Plano de carreira de vendedor
O plano de carreira para um vendedor pode variar dependendo do tipo de empresa e também, das metas do profissional. Abaixo apresentamos um exemplo de estrutura geral que os vendedores podem seguir ao longo de suas carreiras.
- Vendedor inicial (trainee ou júnior)
- Vendedor intermediário (pleno ou sênior)
- Especialista em vendas ou consultor de vendas
- Gerente de contas ou Gerente de vendas
- Diretor de vendas ou Executivo de vendas
- Vice-Presidente ou C-level de empresas.
O que você precisa para seguir na carreira de vendedor
Para conseguir um trabalho como vendedor mesmo sem experiência, é preciso contar com algumas habilidades. São com essas habilidades que o profissional consegue se destacar no mercado de trabalho e construir uma sólida carreira de vendedor.
Sendo assim, existem algumas habilidades comportamentais e técnicas que são essenciais para essa profissão. Confira quais são.
Competências comportamentais
Habilidade de comunicação: essa habilidade vai além da capacidade de falar de forma clara. Também é preciso ouvir atentamente o cliente para que assim seja possível entender as necessidades e preocupações.
Empatia: é necessário ter a capacidade de se colocar no lugar do cliente. Quando você compreende quais são as suas emoções, desafios e motivações, isso ajuda a construir relacionamentos e assim, oferecer a melhor solução.
Persuasão: persuadir não é forçar alguém a alguma coisa, mas ter a capacidade de influenciar as opiniões e decisões dos clientes de forma ética. Para isso, é preciso saber apresentar argumentos convincentes.
Resiliência: o “não” é algo comum nessa profissão. Você também pode ouvir o famoso “estou só olhando”. Seja como for, o vendedor precisa ser resiliente, aprender a lidar com a rejeição e seguir fazendo um bom trabalho.
Capacidade de negociação: ter habilidades de negociação é fundamental para encontrar as melhores soluções para o cliente e assim, fechar a venda.
Competências técnicas
Uso de tecnologia: é muito importante que o profissional tenha conhecimento de algumas ferramentas de tecnologia para o seu trabalho. O básico indicado é ter conhecimento em Word e Excel, mas existem muitos outros softwares e por isso, vale a pena se atualizar.
Conhecimento do produto ou serviço: um vendedor precisa conhecer profundamente o que está vendendo, seja produto ou serviço. Por isso, é preciso estudar sobre suas características, especificações técnicas e benefícios.
Compreensão do mercado: além de conhecer o que está vendendo, o profissional de vendas precisa ter um conhecimento sobre as tendências, concorrentes e tudo o que envolve o mercado em que está atuando.
Idiomas: conhecer outro idioma pode ser necessário dependendo do nível de cargo e empresa que o vendedor trabalha. O recomendado é ter pelo menos o conhecimento básico em inglês, que é um dos idiomas mais solicitados.
Conhecimento de processos de compra: um ponto muito interessante é entender como funciona a tomada de decisão de compra. Quem de fato são os tomadores de decisão e aqueles que influenciam nesse processo.
Veja que esses são só alguns exemplos de habilidades técnicas e comportamentais que uma empresa deseja. Portanto, ao se candidatar a uma vaga, preste atenção na descrição do anúncio e veja quais são os principais requisitos solicitados.
Qual a diferença entre vendedor e atendente?
Você já ficou com essa dúvida se vendedor e atendente são a mesma coisa? Embora suas funções possam ter alguma sobreposição às vezes, essas são profissões diferentes. Veja.
Atendente – Lida com o atendimento direto ao cliente no varejo, serviço ou atendimento ao público. É responsável em ajudar os clientes com as suas necessidades, responder perguntas e garantir que a experiência do cliente seja agradável. Os atendentes podem trabalhar em hotéis, restaurantes, lojas, entre outros locais.
Vendedor – O papel do vendedor é persuadir, promover e vender produtos ou serviços para os clientes. Ele tem como objetivo impulsionar as vendas e atingir as metas estabelecidas pela empresa.
Sendo assim, a diferença é que o vendedor tem o foco mais na persuasão e vendas e o atendente se concentra mais no atendimento ao cliente e prestação de assistência.
Quem não pode ser vendedor?
Antes de tomar a decisão de seguir carreira na área, você precisa checar se possui todos os pontos necessários. Cada profissão exige um certo tipo de perfil, além disso, é necessário que o profissional tenha jeito para exercer suas funções. Existem coisas que podem ser aprendidas, seja através de treinamentos e persistência.
No entanto, se você não tem muito jeito para lidar com público, não sabe negociar, muito menos vender, reflita: será que essa profissão é para você? Ser vendedor é um desafio, pois é preciso lidar com a pressão em relação aos clientes, metas de vendas e cobranças.
Por isso, se você não se identifica com a área, tudo bem! Existem outras oportunidades na área comercial que você pode se destacar e crescer profissionalmente.
Oportunidades de trabalho para carreira de vendedor
O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para quem deseja trabalhar nessa área. Como dito anteriormente, são diversos cargos na área de vendas que variam de acordo com o nível de experiência do profissional. Então, se você seguir nessa profissão, aqui vai uma dica: na empregos.com.br você encontra diversas oportunidades.
Contamos com 14.401 oportunidades atualmente. Veja algumas vagas:
Áreas de atuação
Esse profissional pode atuar em diversos tipos de estabelecimentos, como:
- Lojas
- Fábricas
- E-commerce
- E muito mais.
Portanto, vale pesquisar qual área você tem interesse de atuar como vendedor e procurar por oportunidades de emprego. Se você ainda não se cadastrou no site Empregos.com.br, agora é a sua chance. Encontre diversas vagas disponíveis para vendedor e se candidate em quantas quiser!
Comentários 0 comentário