Cinema e Vídeo

por
http://www.empregos.com.br

O que é

A criação de produtos audiovisuais é o trabalho do bacharel em Cinema e Vídeo. Ele pode desenvolver vídeos artísticos, jornalísticos e institucionais. O profissional está capacitado para áreas técnicas como edição, iluminação, montagem, sonorização, entre outras. Também escreve roteiros, produz e dirige.

Áreas de atuação

A animação é uma área em crescimento, especialmente a que utiliza elementos de computação gráfica. Roteiristas podem escrever histórias inéditas ou adaptar obras de terceiros. A produção envolve grande parte da logística, desde a captação de patrocínios até a escolha de locações. O diretor orienta a equipe e o elenco nas filmagens, enquanto o diretor de arte se ocupa do aspecto visual do que está sendo filmado, como cenários, maquiagem e figurinos. O profissional também pode cuidar da fotografia, da sonorização, da montagem e da edição final.

Mercado de trabalho

Os comerciais e os vídeos institucionais, ou seja, de empresas, têm aumentado e criam oportunidades. Emissoras estrangeiras estão começando a produzir conteúdo local para a tevê a cabo e também ampliam o mercado. ONGs envolvidas em projetos de comunidades carentes e produtoras de documentários também são uma opção. Além disso, o cinema brasileiro passa por uma revitalização e têm colocado mais títulos no mercado. Se for aprovada a legislação que obriga as salas de cinema e as tevês a respeitar uma cota de exibição de filmes nacionais, o mercado pode melhorar, principalmente no setor de distribuição.

Principais faculdades

MG:
– Belo Horizonte – UNA

PR:
– Curitiba – FAP – Unespar

RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – Estácio; PUC

RS:
– Porto Alegre – PUC

SC:
– Florianópolis – UFSC

SP:
– São Bernardo do Campo – Metodista
– São Paulo – Anhembi Morumbi; FAAP; USP

Esta matéria ajudou você?

+ 15 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios