Biblioteconomia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Cabe ao bibliotecário classificar, organizar e divulgar informações disponíveis em mídias como CDs, discos, fitas, fotos, livros, revistas e vídeos. Ele zela pela conservação dos dados e de seus suportes. Auxilia a busca e o acesso dos usuários. Gerencia bancos de dados em computadores e digitaliza arquivos. Administra acervos em bibliotecas e centros de documentação.

Áreas de atuação

Parte do trabalho desse profissional é selecionar e catalogar o material arquivado. Também cabe a ele montar bancos de dados seguindo normas internacionais que facilitam a consulta. O bibliotecário pode administrar bibliotecas e centros de documentação, organizando desde a formação do acervo até sua conservação. Ele sistematiza o acúmulo e a divulgação de informações em diversos tipos de empresas.

Mercado de trabalho

O crescimento no número de escolas técnicas e universidades no país propicia campo de trabalho para o profissional. A transformação de acervos em arquivos digitalizados garante empregos para aqueles que se especializam em informática aplicada à área, tanto em instituições de ensino como em empresas e órgãos públicos. Em museus e centros de documentação, o bibliotecário cuida de documentos históricos. Grandes organizações como hospitais e empresas de comunicação também utilizam seus conhecimentos.

Principais faculdades

AL:
– Maceió – UFAL

AM:
– Manaus – Ufam

BA:
– Salvador – UFBA

CE:
– Fortaleza – UFC

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

GO:
– Goiânia – UFG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Três Corações – Unincor

MT:
– Rondonópolis – UFMT

PB:
– João Pessoa – UFPB

PE:
– Recife – UFPE

PI:
– Teresina – Uespi

PR:
– Curitiba – PUC
– Londrina – UEL

RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – UFRJ; Unirio; USU

RN:
– Natal – UFRN

RS:
– Porto Alegre – UFRGS
– Rio Grande – FURG

SC:
– Florianópolis – UDESC; UFSC

SP:
– Campinas – PUC
– São Carlos – UFSCar
– São Paulo – Unifai; USP

Esta matéria ajudou você?

+ 3 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios