Audiovisual

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O profissional de audiovisual cria, produz e exibe programas para rádio, tevê, cinema e internet. Pode redigir roteiros e pautas, selecionar elenco e entrevistados, escolher cenários e locações, dirigir atores e técnicos, editar material de áudio e vídeo.

Áreas de atuação

São várias as áreas técnicas de atuação. Escrever pautas e roteiros e ajudar na criação de programas e filmes é uma delas. Outra é a captação e a edição de som e imagem. A montagem também é trabalho desse profissional. O produtor se ocupa da logística, que envolve prazos, orçamento, técnicos, elenco, cenário, entre outros. A direção é outra opção. Já o coordenador de programação escolhe os programas que são veiculados e seus horários de acordo com o perfil da emissora e do público. A operação de equipamentos também pode ser feita por esse profissional.

Mercado de trabalho

A publicidade oferece muitas oportunidades para profissionais que criam conteúdos para celulares e internet. Produtoras de cinema, tevê e vídeo são boas empregadoras. Documentários e vídeos institucionais para empresas são uma outra vertente de trabalho. É recomendável aos estudantes começar a estagiar cedo na área. A maioria das vagas surgem em grandes cidades, e o Rio de Janeiro tem se destacado na produção cinematográfica.

Principais faculdades

DF:
– Brasília – UnB

RS:
– Porto Alegre – PUC
– São Leopoldo – Unisinos

SP:
– Guarujá – Unaerp
– Garulhos – UnG
– Ribeirão Preto – Unaerp
– São Paulo – Senac; USP

Esta matéria ajudou você?

+ 17 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios