Artes Plásticas

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O bacharel em belas artes utiliza meios visuais para expressar suas criações artísticas. Pode trabalhar com argila, gesso, papel, madeira, metais, plásticos, entre outros materiais. Também faz uso do computador para criar imagens virtuais. Presta assessoria para museus e centros culturais. Desenvolve trabalhos em vídeo e animação para programas televisivos e comerciais. A docência é outra vertente do trabalho para os graduados.

Áreas de atuação

Na área da criação, pode seguir a carreira artística como desenhista, escultor, gravurista, pintor, entre outros. A restauração de objetos também é uma opção para quem tem grande bagagem cultural e histórica. O profissional pode organizar ou assessorar exposições e mostras em galerias de arte, museus e fundações culturais. Atua para agências de publicidade e emissoras de tevê desenvolvendo vinhetas e animações em vídeo e computação gráfica. Outra possibilidade é o ensino em todos os níveis.

Mercado de trabalho

O mercado sempre foi restrito, mas tem se ampliado. A atuação na publicidade de bens de consumo abre novas oportunidades. As leis de incentivo à cultura também têm criado vagas em espaços culturais. Outra tendência em alta são os investimentos de instituições privadas, como bancos, em eventos culturais, que geram empregos fixos e temporários. Galerias, museus e ONG contratam esse profissional para organizar e monitorar visitas em exposições. A área de produção cultural está em crescimento. A docência é outra boa opção.

Principais faculdades

BA:
– Salvador – UFBA

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

GO:
– Goiânia – UFG

MG:
– Belo Horizonte – Uemg; UFMG
– Uberlândia – UFU

MS:
– Campo Grande – UFMS

PB:
– Campina Grande – UFCG

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – Embap; FAP – Unespar

RJ:
– Rio de Janeiro – Uerj; UFRJ

RS:
– Pelotas – UFPel
– Porto Alegre – UFRGS

SC:
– Florianópolis – UDESC

SE:
– São Cristóvão – UFS

SP:
– Campinas – PUC; Unicamp
– São Paulo – Belas Artes; FAAP; UNESP; USP

Esta matéria ajudou você?

+ 1 pessoa ajudada
Topicos:

Comentarios