Artes Cênicas

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Esse profissional cria, produz e atua em espetáculos artísticos no teatro, na tevê e no cinema. Como ator, pode trabalhar em comerciais, dublagens, filmes, novelas, peças. A direção de espetáculos é outra opção, assim como a cenografia, a criação e montagem de cenários, e a produção, que envolve toda a organização do evento. Pode escrever peças de ficção e didáticas e fazer críticas na imprensa.

Áreas de atuação

A interpretação é uma das vertentes do trabalho desse profissional. Nos bastidores, pode criar cenários, organizar a produção do espetáculo e dirigi-lo. Autores de peças, filmes, novelas também têm essa formação. A dublagem de comerciais, desenhos e filmes estrangeiros é outra opção. Também existe espaço na área acadêmica para professores e pesquisadores, e na imprensa para críticos de teatro, tevê e cinema.

Mercado de trabalho

Atores e atrizes geralmente começam em pequenos grupos de teatro, muitas vezes nascidos nas escolas. O eixo Rio-São Paulo é o principal pólo de trabalho, mas também o mais concorrido. As oportunidades na tevê têm crescido, assim como a procura de dubladores. O melhor caminho para os intérpretes são as agências, que conseguem testes para novatos no ramo.

Principais faculdades

AC:
– Rio Branco – UFAC

BA:
– Salvador – UFBA

CE:
– Fortaleza – CEFET

DF:
– Brasília – UnB

GO:
– Goiânia – UFG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Ouro Preto – UFOP

PB:
– João Pessoa – UFPB
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – FAP – Unespar
– Londrina – UEL

RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ; Unirio

RS:
– Porto Alegre – UFRGS
– Santa Maria – UFSM

SC:
– Florianópolis – UDESC

SP:
– Campinas – Unicamp
– São Paulo – Anhembi Morumbi; Belas Artes; UNESP; USP

Esta matéria ajudou você?

+ 6 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios