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O que é
Selecionar, organizar, armazenar, preservar e restaurar documentos é o trabalho do arquivista. Ele lida com formatos variados, como CDs, disquetes, filmes, fotos, papéis. Cria bancos de dados e disponibiliza informações. Precisa ter uma boa base cultural para avaliar a importância do material e conhecimentos de informática para criar e manter arquivos digitais.
Áreas de atuação
São muitas as áreas em que o profissional pode atuar. Desde bibliotecas públicas até bancos necessitam do arquivista para cuidar de seu acervo documental. Uma de suas atividades é a preservação e restauração de documentos antigos, geralmente de valor histórico. Cabe a ele decidir o que deve ser conservado e descartado. A organização de acervos é sua responsabilidade. Tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas, ele orienta o público na consulta dos arquivos.
Mercado de trabalho
O setor público é o que mais emprega esse profissional devido ao seu tamanho. Empresas privadas como escritórios de advocacia, faculdades e hospitais procuram arquivistas para organizar e facilitar a consulta de seus acervos.
Principais faculdades
BA:
– Salvador – UFBA
DF:
– Brasília – UnB
ES:
– Vitória – UFES
PR:
– Londrina – UEL
RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – Unirio
RS:
– Porto- e – UFRGS
– Santa Maria – UFSM
SP:
– Marília – UNESP
– São Paulo – Unifai

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