Arquivologia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Selecionar, organizar, armazenar, preservar e restaurar documentos é o trabalho do arquivista. Ele lida com formatos variados, como CDs, disquetes, filmes, fotos, papéis. Cria bancos de dados e disponibiliza informações. Precisa ter uma boa base cultural para avaliar a importância do material e conhecimentos de informática para criar e manter arquivos digitais.

Áreas de atuação

São muitas as áreas em que o profissional pode atuar. Desde bibliotecas públicas até bancos necessitam do arquivista para cuidar de seu acervo documental. Uma de suas atividades é a preservação e restauração de documentos antigos, geralmente de valor histórico. Cabe a ele decidir o que deve ser conservado e descartado. A organização de acervos é sua responsabilidade. Tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas, ele orienta o público na consulta dos arquivos.

Mercado de trabalho

O setor público é o que mais emprega esse profissional devido ao seu tamanho. Empresas privadas como escritórios de advocacia, faculdades e hospitais procuram arquivistas para organizar e facilitar a consulta de seus acervos.

Principais faculdades

BA:
– Salvador – UFBA

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

PR:
– Londrina – UEL

RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – Unirio

RS:
– Porto- e – UFRGS
– Santa Maria – UFSM

SP:
– Marília – UNESP
– São Paulo – Unifai

Esta matéria ajudou você?

+ 4 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios