A área comercial se relaciona com a de vendas e juntas incluem diversos profissionais, como analistas, coordenadores, gestores, assistentes, supervisores, entre outros. Todos eles têm um objetivo em comum: garantir que um serviço ou produto oferecido pela empresa alcance e desperte o interesse dos clientes para que sejam vendidos.
Um dos principais desafios de quem atua nessa área é conseguir se adaptar às transformações tecnológicas que geram maior interação e rapidez na troca de informações. Com isso, é possível otimizar as vendas, criar estratégias e desenvolver ferramentas que facilitem o trabalho, garantindo mais vantagens competitivas.
Em conjunto com o setor de marketing, a área comercial e de vendas também deve convencer o consumidor que o seu serviço ou produto é o mais indicado para suprir suas necessidades, além de conquistar novos potenciais clientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que faz um profissional da área comercial e de vendas?
Vendas e comercial são duas atribuições que geralmente são confundidas, inclusive pelas empresas que procuram profissionais na área. É muito comum a contratação de especialistas comerciais para gerenciarem os departamentos de vendas.
Entenda abaixo o que difere os profissionais e conheça as características e o papel de cada um deles no crescimento das organizações.
Comercial
A missão de um gerente comercial, por exemplo, é completamente diferente de um gerente de vendas. O profissional que opera na área comercial tem uma ação mais estratégica, trabalhando no campo de planejamento. Ele cria ações para que a companhia consiga atingir os resultados esperados.
É esse departamento que estabelece os planos de marketing, realiza a abordagem de preços e define a sistematização de rotinas, a linguagem de comunicação a ser aplicada no mercado, o controle de estoques e a infraestrutura para que o setor de vendas tenha um bom resultado.
O âmbito comercial deve ter profissionais estrategistas para controlar o fluxo de fornecimento e melhorar os processos para a realização das comercializações. Já os supervisores ou gerentes de vendas devem ter mais visão de campo para efetuar o trabalho.
Vendas
Os profissionais de vendas devem comercializar e trazer todos os resultados definidos pela empresa. O gerente de vendas, por exemplo, é o responsável por coordenar o grupo de vendedores e estabelecer meios para que todos os objetivos sejam alcançados.
Nessa área, o profissional deve definir e aplicar estratégias para que as metas saiam do papel e se tornem realidade. Por isso, o setor está na linha de frente das organizações no que se refere ao contato com o cliente.
Nesse sentido, os assistentes, consultores, auxiliares e outros profissionais devem ter proatividade e atitude, além de conhecerem muito bem os produtos ou serviços que estão vendendo. Já os gerentes de vendas devem coordenar as ações e encontrar os melhores planos para que os negócios sejam concretizados.
Quais são os cargos da área comercial e da área de vendas?
Conheça os principais cargos que os profissionais que desejam atuar na área comercial e de vendas podem exercer:
- analista de negócios;
- analista de vendas;
- assistente de administração de vendas;
- assistente comercial;
- assistente comercial de seguros;
- assistente de vendas;
- auxiliar administrativo de vendas;
- chefe ou supervisor de administração de vendas;
- chefe ou supervisor de promoção de vendas;
- consultor comercial;
- consultor de negócios;
- consultor de vendas;
- consultor pós-vendas;
- coordenador comercial;
- coordenador de novos negócios;
- coordenador de vendas;
- corretor de imóveis;
- corretor de seguros;
- demonstrador;
- diretor comercial;
- diretor de vendas;
- executivo de contas;
- gerência de vendas;
- gerente comercial;
- gerente de filial de vendas;
- gerente de negócios;
- gerente de novos negócios;
- gerente de vendas;
- gerente nacional de vendas;
- gerente promoção de vendas;
- gerente regional de vendas;
- promotor de vendas;
- propagandista;
- representante comercial;
- supervisor comercial;
- supervisor de vendas;
- vendedor;
- vendedor de veículos.
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Qual é a relação entre vendas e comercial?
Uma área depende da outra para alcançar os objetivos da empresa. De um lado, temos o departamento comercial que promove ações de automação de vendas e que proporciona todo o apoio necessário para o setor de vendas. Essa seção, por sua vez, deve conseguir organizar os vendedores e aproveitar suas capacidades pessoais para concretizar mais negócios.
Com uma boa administração do setor comercial, o departamento de vendas consegue ter um ponto de apoio, especialmente quando são usados Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERPs) para garantir mais produtividade e eficiência nas entregas dos produtos. Isso aumenta a capacidade de reposição de estoque e melhora a organização empresarial.
Em síntese, os profissionais do setor comercial têm foco na diminuição de custos e no aumento da lucratividade, enquanto os especialistas em vendas dedicam seus esforços a promover estratégias para que a comercialização seja concretizada por meio de sua equipe de vendedores.
Uma empresa que visa alcançar o sucesso e sair na frente dos concorrentes não pode escolher entre uma ou outra área, principalmente as que trabalham com um grande volume de produtos e que se concentram no crescimento. Por isso, é importante saber aliar esses departamentos para que ambos executem suas funções de forma a trazer os melhores resultados para o negócio.
Os papéis técnico e estratégico são muito importantes para as organizações. Ao compreender isso é possível perceber que cada uma dessas áreas deve receber a atenção necessária para melhorar o lucro da companhia.
Quais são os principais desafios da área?
Existem muitos desafios que os profissionais da área comercial e de vendas passam diariamente. Entre eles estão:
- treinar e capacitar as equipes para identificar e aproveitar as melhores oportunidades dentro do próprio setor;
- ajudar os vendedores a fazer as perguntas certas para compreender as necessidades e ambições dos clientes;
- ajudar as equipes a terem argumentos para demonstrar os diferenciais dos seus serviços e produtos em relação à concorrência;
- reduzir o tempo que os colaboradores gastam com atividades não relacionadas diretamente com vendas e atendimento ao consumidor;
- treinar o grupo de trabalho para investigar novas oportunidades de maneira mais eficiente;
- engajar e motivar o time de vendas;
- fazer com que os vendedores melhorem a capacidade de argumentar e de negociar. Assim, é possível depender menos de descontos para finalizar as vendas;
- auxiliar a equipe a se posicionar corretamente no mercado em relação aos serviços, produtos ou soluções que vendem;
- mostrar para os colaboradores a importância de ter uma postura mais consultiva nas vendas.
Quais são as principais habilidades para atuar na área?
Algumas exigências são consideradas básicas para um profissional da área comercial ou de vendas, como inglês intermediário, domínio do Pacote Office, experiência com prospecção de clientes e vendas. Porém, existem outras habilidades e competências que devem ser aprimoradas.
Para quem vai trabalhar com a área comercial, é interessante ser capaz de preparar controles administrativos e de processos, ter conhecimentos técnicos em sistemas de estoque, gestão e marketing digital, saber tomar decisões, ser organizado e inovador, gostar de fazer planejamentos, entre outros.
Já os profissionais que vão atuar diretamente com as vendas devem dominar algumas competências como: comunicação, coerência, profissionalismo, compreensão das necessidades do cliente, paciência, saber como antecipar soluções e fazer a abordagem correta, ser persuasivo, entre outras características que ajudam no contato direto com o público.
Além de atender os clientes pessoalmente ou por telefone, o profissional de vendas executa pedidos de compras, preenche notas fiscais, negocia preços e elabora relatórios. Na área comercial, o profissional presta apoio logístico, orçamentário e administrativo. Como têm tarefas em comum, os dois cargos podem estar em um só departamento.
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