Carreiras | Empregos

O que as empresas esperam de seus funcionários na crise - Fonte Shutterstock

Em um cenário de recessão econômica, é esperado que as empresas passem a exigir mais de seus funcionários. Maior participação, negociação e até habilidades “multitarefa” são algumas das características que podem ser necessárias nesse momento, em que o corte de pessoal é uma das estratégias utilizadas para reduzir o orçamento.

Confira abaixo outras dessas características que todos os trabalhadores devem ter nesse momento do mercado de trabalho:

1-Negociar salários e benefícios


Esse é um momento em que as pessoas devem se ajustar à realidade salarial e expectativa de resultados.

As empresas esperam que os profissionais saibam se valorizar, mas tenham bom senso quanto ao momento e resultados da empresa antes de pleitear salários e benefícios”, garante Roberto Picino – diretor executivo da Page Personnel.

2-Ter mais flexibilidade com horário de entrada e saída


Fazer hora extra para auxiliar com demandas extras ou outras prioridades é uma atitude que será admirada.

Isso demonstra genuinamente o compromisso com a empresa e faz toda a diferença”, explica o diretor.

3-A promoção pode não ser tão rápida


Em um cenário adverso, os funcionários devem entender que a oportunidade de promoção pode não acontecer – e que esperar por ele pode fazer a diferença. Picino comenta que os funcionários que passam pelas fases difíceis junto com a empresa podem ser recompensados no futuro.

4-Ter espírito de equipe


Durante a crise, as empresas esperam mais proatividade, participação e preocupação com os problemas enfrentados pela empresa.

Engajar-se não se resume ao feitio de atividades corriqueiras: é ir mais além, abraçar a causa e trazer ideias e soluções”, afirma Picino.

5-Não criar problemas


Funcionários que criam boatos dentro da empresa, por exemplo, podem fazer com que a tensão no ambiente de trabalho fique ainda mais intensa. Por isso, as empresas esperam que os funcionários que criam mal-estar e atrapalham a proatividade dos demais funcionários mudem de comportamento.

6-Se destacar


Aqui, vale o discurso de que a crise traz oportunidades. Os funcionários que não tiverem medo, buscarem novos desafios e apresentar algo inovador e diferente à empresa se destacarão.

E você, tem essas características? Conta pra gente nos comentários. 🙂

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.