Carreiras | Empregos

Nasa divulga segredo da produtividade - Fonte Shutterstock

A busca pela receita que faz produzir mais chegou ao espaço. No início de 2015, a Nasa recrutou pesquisadores que pudessem colaborar com a saúde e o trabalho dos astronautas na Estação Espacial Internacional.

Saiba mais sobre a pesquisa do segredo da produtividade

Os primeiros resultados começaram a aparecer – e também dão pistas de como aumentar a produtividade de quem trabalha no planeta Terra.
De acordo com Jeffery LePine (pesquisador), o segredo da produtividade não está em trabalhar mais rápido. O segredo está justamente em fazer as tarefas na ordem certa. Eles perceberam que a grande armadilha para ser produtivo está nas transições entre as tarefas.

Quando terminamos uma obrigação e passamos para a próxima, existe um “engajamento residual”: na prática, um “resto” daquele compromisso anterior que continua grudado na mente. Ele pode aparecer na forma de animação (por ter conseguido terminar algo difícil), frustração (por ter falhado), distração ou teimosia – e esse estado de espírito permanece depois da transição de tarefas.

Se a tarefa anterior era complexa e importante ou ficou incompleta, fica quase impossível “trocar de marcha” rapidamente, explica LePine.
Para ultrapassar esse problema, a estratégia foca em diminuir ao máximo o número de transições necessárias. A ideia é juntar as tarefas parecidas, por exemplo, juntar um bloco dos trabalhos que te fazem quebrar a cabeça, para aproveitar os resíduos de concentração, e fazer as mais rápidas e simples todas de uma vez. Assim, o seu modo de pensar não precisa mudar tantas vezes e uma tarefa não “contamina” a outra.

Priorize os compromissos mais complexos

Outro alerta dos cientistas é prestar a atenção nas emoções no momento de transição. Se existe uma tarefa diária que te deixa irritado – responder e-mails, retornar ligações, fazer reuniões – a proposta é se programar para resolver os compromissos mais complexos antes de passar por esse estresse. Entender a melhor forma de organizar as tarefas e diminuir o estresse dessas transições é essencial para chegar em casa e ter a sensação de dever cumprido – seja depois de um longo dia de trabalho ou de seis meses flutuando ao redor da Terra.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.