26 / 11 / 2015

Empregos temporários no final do ano podem gerar efetivação

Oportunidades de final de ano devem gerar cerca de 105 mil vagas no mercado de trabalho
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Por Tabata Madeira

O final do ano é visto por grande parte da população brasileira como uma ótima oportunidade para encontrar empregos.

Nessa época, muitos trabalhadores recebem seu décimo terceiro salário, o que torna a demanda por produtos e serviços maior.

Com esse crescimento, muitas empresas e comércios têm a necessidade de reforçar o seu quadro de funcionários e contratam novos profissionais temporários.

Até o final de 2015, estima-se que sejam contratados 105 mil funcionários temporários no Brasil. Esse valor, representa uma retração de 35% em comparação com o ano passado, de acordo com os dados da pesquisa da Federação Fenaserhtt, do Sindicato Sindeprestem, desenvolvida pelo Cenam.

empregostemporarios

Essa época também é uma excelente chance para jovens que buscam seu primeiro emprego. Segundo a pesquisa, a expectativa é que 32 mil vagas sejam destinadas para esses profissionais.  A duração dos contratos de trabalho que são firmados nessa época variam entre 61 e 90 dias.

De todos os temporários, 70% recebem treinamento e uma parte deles, acabam sendo efetivados.

Possibilidade de efetivação

Mesmo com um cenário econômico instável no Brasil, decorrente das altas taxas de juros e inflação, muitas empresas precisarão recompor seu quadro de funcionários e acabarão contratando parte dos profissionais temporários.

Espera-se que uma média de seis mil trabalhadores sejam efetivados pelas contratantes após o término do contrato.

Para os profissionais que almejam a efetivação, é importante encarar o trabalho como uma oportunidade para mostrar suas aptidões e determinação.

A diretora de comunicação do Sindeprestem, Maria Olinda Longuini, destaca que “essa é a chance do temporário se destacar no ambiente de trabalho, demonstrando seu potencial para vir a se tornar um profissional efetivo”.

Principais setores contratantes

O comércio e a indústria são os segmentos que mais contratam mão-de-obra temporária no fim do ano. Em 2015, a previsão é de que a indústria responderá por 67% das contratações e o comércio 33%.

A maior parte das vagas no comércio serão no Estado de São Paulo, responsável pela admissão de até 17 mil trabalhadores temporários.

Indústria

Cargos mais solicitados: operacional, administrativa, comercial, técnica.
Principais requisitos: experiência anterior na função, dinamismo, facilidade para trabalhar em grupo, comprometimento, motivação e entusiasmo.

Comércio

Cargos mais solicitados: vendedor, repositor, fiscal de loja, promotor de vendas e crediário.
Principais requisitos: facilidade em lidar com o público, experiência anterior, dinamismo.

Comece sua procura por vagas temporárias para esse final de ano.

Esta matéria ajudou você?

+ 1 pessoa ajudada

Comentarios