Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Para falar sobre tema inovação e criatividade, ninguém melhor que Antonio Carlos Teixeira da Silva, advogado, consultor, palestrante, criador do Projeto PENSE DIFERENTE e colunista do Empregos.com.br. Ele mostrou aos participantes da Career Fair 2004 que para ter idéias e inovar na vida pessoal e profissional é preciso, antes de mais nada, abrir a cabeça para as novas oportunidades e não ter medo do desconhecido.
Na carreira, por exemplo, o grande desafio é transformar a qualificação profissional em valor. A necessidade de inovar é tão grande que nos Estados Unidos, os executivos mais procurados pelas empresas atualmente são os que têm MBA em Artes Plásticas, ou mesmo em áreas que não sejam relacionadas à área de origem do profissinal. Fazer um MBA em Marketing, Administração ou Gestão de Processos, portanto, está começando a deixar de ser um diferencial, aponta o consultor. Na visão das empresas, um executivo com MBA em Artes, Fotografia ou História é um profissional que decidiu buscar novas maneiras de pensar e não tem medo de tentar propostas diferentes e inovadoras.
Nas organizações, o quesito “inovação” já começa a ser medido, estimulado e também reconhecido, o que não acontecia algum tempo atrás. A dica de Antonio Carlos é: Saia da caixa! Pense diferente! Veja as coisas sob novos ângulos de visão!
O profissional criativo, segundo ele, apresenta as seguintes características:

  • Informado, alerta e flexível
  • Apaixonado e comprometido (não vai ter sucesso se não gostar do que faz)
  • Oportunista; sempre olhando para fora da caixa
  • Sabe transformar problemas em oportunidades
  • Tem empatia (coloca-se no lugar do outro)
  • Gerencia conflitos e tem espírito de líder
  • Determina-se a fazer a diferença
  • Pensa lá na frente

“Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”
Na hora de gerar uma idéia, seja para um produto ou serviço da sua empresa, para a sua carreira ou mesmo para o roteiro das férias de julho, o ideal é escrever tudo que vem à sua mente, técnica conhecida como brainstorm. Mas escreva tudo mesmo, sem fazer pré-julgamentos. “Todas as idéias são válidas, por mais absurdas que possam parecer”, garante o consultor. Ele deu uma pequena amostra disso na palestra. Após a execução da música “Metamorfose Ambulante”, de Raul Seixas, Carlos pediu a todos os participantes que escrevessem o maior número de nomes possível que pudessem ser dados à música, com exceção do título original. O recordista, que conseguiu elencar 22 nomes, ganhou o livro mais recente de Antonio Carlos, “Inovação – Como criar idéias que geram resultados” – Ed. Qualitymark. Somente após a geração das idéias que vem a avaliação, momento que você critica, exclui as questão ruins e mantém as boas.
Processo criativo
Segundo o especialista, o processo criativo apresenta 3 fases: a identificação de problemas e oportunidades, a geração de idéias e o plano de ação. Vamos analisar cada uma separadamente:
Problemas X oportunidades: A primeira lição é perguntar o porque à exaustão, para chegar no cerne do problema. Ao invés de falar na reunião, “Vamos melhorar a bicicleta” (encaixe aqui o produto ou serviço da sua empresa), Carlos recomenda que você comece a discussão quebrando o problema no maior número possível de pedaços. Usando o mesmo exemplo, o banco da bicicleta pode receber uma nova textura, aumentar de tamanho, forma, etc. Para usar na organização, você pode se questionar o que está travando: o aumento das vendas? o desenvolvimento de novos produtos? a rapidez nas entregas? a redução de custos? a minha carreira? e etc.
Da mesma forma, usar também “E se…” para gerar objetivos e novas possibilidades. “E se eu tivesse continuado no curso de Teatro? E se mudarmos as embalagens dos produtos? … e por aí vai.
Geração de idéias: Esta é uma das fases mais importantes do processo criativo. Como já foi falado, não esqueça que gerar idéias é uma coisa, avaliar as mesmas é outra bem diferente. Somente após ter se certificado que você esgotou o seu limite de novas idéias é que você pode criticar, fazer comparações, julgar, etc. Uma boa frase para começar a geração de idéias é: De que maneiras eu posso…? Lembre-se: Tem que ser uma frase muito objetiva para não perder o foco. Por exemplo: De que maneiras eu posso melhorar as vendas? … simplificar o processo de entrega?
Plano de ação: Diz respeito à idéia quando colocada em prática efetivamente.
“Ser o melhor não é suficiente. É apenas o preço para entrar no jogo”, avisa Antonio Carlos. A saída, então, é ter o seu diferencial. Para obtê-lo, o consultor deu 3 últimos toques, que podem até ser do conhecimento de muitos, mas nem sempre são colocados em prática:

  1. Faça com paixão!
  2. Dê o seu toque pessoal!
  3. Saia da caixa!

 

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