02 / 02 / 2017

Você sabe quais são as características que o mercado está procurando?

Descubra o que os empregadores mais valorizam nos profissionais atualmente
por
http://www.empregos.com.br

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, deixando bem claro que manter um emprego, ou encontrar um, não requer apenas um currículo extenso.

É preciso cultivar certas características indispensáveis e valorizadas pela maioria das companhias e instituições espalhadas pelo país.

Tornar-se um profissional precioso leva tempo, muito aprendizado e desenvolvimento pessoal. Mas o melhor mesmo é dedicar-se o quanto antes em aprimorar certas características que serão muito benéficas na sua trajetória profissional.

1- Flexibilidade
Por motivos de competitividade do mercado, você precisa mais diferencias em relação aos seus concorrentes, deixando bem claro os motivos de você ser indispensável para a companhia.

Portanto, não pense fechado. Busque envolver-se em projetos diferentes dos quais está acostumado, e esteja sempre disponível e interessado em aprender e desenvolver novas habilidades. Mostrar interesse e flexibilidade na hora de fazer tarefas e desenvolver projetos é uma boa iniciativa.

2- Empreendedorismo
Empreender significa criar novas soluções, enxergar além do cotidiano, solucionar problemas com habilidade e criatividade. E você não precisa criar, necessariamente, a sua própria empresa para ser um empreendedor.

Você pode ser um intraempreendedor, o que significa que pode empreender dentro da empresa onde trabalha. Experimente ir além, respeitando seus superiores e normas internas, mas não se acomode.

3- Valorização

É muito importante que você veja os pontos positivos dos seus colegas e aprenda a valoriza-los. Essa é uma boa maneira de facilitar o trabalho em equipe e a convivência. Aumentando a produtividade da equipe e promovendo relacionamentos duradouros.

 

Leia também:
5 dicas para se dar bem com o chefe
12 dicas para ter uma postura profissional

 

4- Atenção
Passe a observar a forma como as pessoas se portam profissionalmente, bem como qual a imagem que você passa por meio da sua postura. Você poderá identificar, por exemplo, quando um colega estiver tenso ou animado com determinado projeto.

5- Educação
É muito importante você expor suas opiniões, visando a melhoria no processo de criação, produção e oferecimento dos serviços oferecidos pela empresa que você trabalha. No entanto, é importante ficar atento como você expões suas opiniões.

Faça de uma maneira educada. Tenha uma postura aberta para escutar críticas ou complementações das suas ideias. Dessa forma todos crescem a avançam. Seus companheiros se sentem valorizados por você, e em contrapartida você aprende mais sobre o mercado de trabalho.

6- Interesse
Não tenha receio de fazer perguntas. Os questionamentos tendem a mostrar interesse do funcionário por entender melhor a empresa em que trabalha e por tentar sempre progredir.

Além de compreender sobre o negócio em que está empregado, você será visto como alguém interessado em aprender e crescer dentro da empresa.

7- Contato visual
O contato visual é um grande diferencial. Sempre que estiver conversando com um colega de equipe, esforce-se para manter o olhar para a pessoa, porque essa atitude tende a aumentar a confiança que depositam em você.

8- Perceptibilidade
Quanto maior a quantidade de detalhes que você observar, maiores as chances de ter um bom desempenho na empresa. Busque entender as pessoas que trabalham com você e suas características. Busque entender os processos e assim encontrar soluções inovadoras.


 

Leia mais:
7 maneiras de melhorar a busca por emprego
Você está na profissão certa?

Esta matéria ajudou você?

+ 17 pessoas ajudadas
Fonte: Blog UNASP

Comentarios