22 / 06 / 2016

Você está na profissão certa?

Saiba como identificar se você escolheu a carreira mais compatível com as suas aspirações pessoais e profissionais
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Não é incomum que todos sintam aquela preguiça em sair para trabalhar, principalmente na segunda-feira, quando você tem que voltar à rotina após o fim de semana longe das obrigações profissionais.

Mas, se mesmo após acordar, você prefere fazer qualquer outra coisa – ainda que não seja sequer algo divertido – em vez de ir para o trabalho, esse pode ser um sinal de que você está desmotivado.

Geralmente, os profissionais escolhem a carreira cedo, antes dos 20 anos. E, após a formação acadêmica e as experiências profissionais, muitos trabalhadores se sentem desmotivados na empresa em que trabalham ou infelizes com a carreira que escolheram.

Para saber se o seu descontentamento é passageiro ou se você realmente está na profissão errada, siga essas 3 dicas matadoras:

Voce esta na profisso certa

1-Qual a razão da sua desmotivação?
O primeiro passo para descobrir se está na carreira errada, ou apenas no emprego errado, é entender os motivos do seu descontentamento.

Basta se questionar como seria o ambiente de trabalho perfeito para você, e se a sua profissão contempla essas características.

Por exemplo, um profissional da área da saúde, provavelmente terá que cumprir uma jornada de trabalho flexível. Se, para um trabalhador dessa área, cumprir horários rigorosamente é a rotina ideal, mudar de empresa dificilmente resolverá o problema.

Muitos profissionais não conseguem enxergar o que os incomoda, portanto, é preciso ser sincero consigo mesmo e ter uma visão crítica sobre a situação.

2-Pesquise o mercado
Você já ouviu a expressão: “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Antes de concluir que você está na profissão errada e planejar a mudança de carreira, é preciso aceitar que todas as profissões têm seus prós e contras. O que você tem que fazer é descobrir o lado negativo das áreas para qual pretende mudar.

Esse exercício vai te ajudar a perceber se vale mesmo a pena mudar de profissão e vai te prevenir contra descontentamentos futuros.

3-Você está no meio do caminho?
Saber se você está estável ou acomodado não é tarefa fácil. Alguns profissionais têm a impressão de que estão fazendo mais do mesmo, e por isso se sentem desmotivados com a vida profissional.

Estabeleça uma meta para a sua carreira, independente da sua profissão atual ou aquela para o qual você pretende mudar. Qual delas te faz chegar a esses objetivos? Será que você não está acomodado, e sim crescendo diariamente em sua profissão rumo às suas metas?

Caso você não tenha perspectiva de crescimento e de novos aprendizados, seja academicamente ou dentro da empresa, talvez seja a hora de mudar o rumo profissional. Se você chegou a essa conclusão, siga essas dicas certeiras para mudar de carreira em tempos de instabilidade econômica.

Boa sorte! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 463 pessoas ajudadas

Comentarios