por Daniele Aronque
O Sindicato dos Garis de Osasco, município da grande São Paulo, vem realizando um trabalho diferenciado junto aos jovens das comunidades carentes da cidade.
A idéia do diretor-presidente do sindicato e coordenador do projeto, Arnaldo Camilo, era levar a tecnologia para a população carente da cidade, com a intenção de atender os filhos dos trabalhadores representados pelo sindicato (coletores de lixo e varredores de rua). Mas o projeto foi tão bem recebido que passou a atender a comunidade em geral.
O programa envolve várias entidades de Osasco. São elas que cedem o espaço onde são realizados os cursos – hoje são 8 núcleos mas já está prevista a inauguração de mais 4 na primeira quinzena de janeiro e a expectativa é de 20 núcleos até o final de 2001.
Arnaldo Camilo explica que todo o programa foi montado com base em doações e no trabalho voluntário dos instrutores, que passam por um curso de formação oferecido pelo próprio sindicato. “Um dado interessante é que hoje a maioria dos instrutores são ex-alunos do curso de informática que se interessaram em ajudar na educação de outros adolescentes”, completa ele.
Desde o início dos cursos, que está formando sua terceira turma, 980 alunos já frequentaram as salas de treinamento. Além de conseguirem mais oportunidades na futura vida profissional, eles passaram a se interessar por outras atividades oferecidas pelas entidades parceiras, como teatro, música e dança. Mesmo sem estatísticas que comprovem , não foi registrada nenhuma incidência do uso de drogas entre os participantes dos cursos.
As inscrições para as novas turmas já estão abertas, e o início das aulas está previsto para a segunda quinzena de janeiro. Para mais informações sobre os cursos, doação e voluntariado entre em contato com Arnaldo Camilo pelos telefones 3683-2093 ou 3683-2313.
Sindicato dos Garis de Osasco dá exemplo de solidariedade
por Daniele Aronque O Sindicato dos Garis de Osasco, município da grande São Paulo, vem realizando um trabalho diferenciado junto aos jovens das comunidades carentes da cidade. A idéia do diretor-presidente do sindicato e coordenador do projeto, Arnaldo Camilo, era levar a tecnologia para a população carente da cidade, com a intenção de atender os […]
Avalie:
Comentários 0 comentário