Carreiras | Empregos

Apesar da baixa taxa de crescimento do País em 2006 – o que acaba afetando diretamente a oferta de emprego -, 2007 começa com boas perspectivas, especialmente para alguns setores do mercado e algumas profissões. O ano novo promete boas oportunidades para os setores de TI, Call Center , Marketing Esportivo e para profissionais ligados às áreas da agroindústria e Recursos Humanos.
Tendo o setor de Call Center como um dos maiores pólos de empregos e negócios do País, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) prevê a criação de 75 mil novos postos de trabalho ao longo de 2007 e aposta num crescimento de 10% em relação ao ano passado.
“Com a percepção crescente de que o bom atendimento ao cliente pode gerar valor agregado à marca e ao produto, as empresas estão profissionalizando cada vez mais seus Call Centers “, afirma Topázio Silveira Neto, presidente da ABT. “Além disso, os serviços públicos e empresas estrangeiras – interessadas em internacionalizar suas centrais – estão entre as principais contratantes em potencial do setor em 2007” .
Outra área que há tempos vem se destacando pela demanda por profissionais é a de TI. De acordo com um levantamento da Conquest One, consultoria especializada em outsourcing de serviços e produtos de TI, este é um setor que deve oferecer muitas vagas. Segundo Leila Costa, responsável pelo setor de Recrutamento e Seleção da companhia, os setores financeiros e de telecomunicações serão os que mais absorverão profissionais dessa área.
Esther Diego, consultora e sócia da Agilitté Consulting – empresa de assessoria em gestão de carreiras -, também aponta a área de tecnologia como uma daquelas que estarão em alta em 2007. “Uma das carreiras mais procuradas em TI atualmente é o de Gerente de Projetos. As empresas necessitam cada vez mais de um profissional para implementar mudanças, ou seja, a demanda nessa área é muito alta”, declara. “Apesar de as faculdades de TI formarem muitas pessoas por ano, há uma necessidade crescente por profissionais qualificados”.
Embora não tenha tido o resultado esperado em 2006, a Agroindústria é outro setor em que a demanda por profissionais também vem aumentando, o que abre espaço para engenheiros agrônomos. “O mercado necessita de pesquisadores para a melhoria da agricultura e para geração de produtos com mais qualidade (verduras, legumes, carnes, grãos, combustível, etc.). A demanda por engenheiros agrônomos não corresponde à oferta. Para quem tem dúvidas de qual profissão seguir (e, claro, tem afinidade com o tema), Engenharia Agrônoma talvez seja uma opção para o futuro, não apenas para 2007” , analisa Esther.
Segundo a consultora, os segmentos de Recursos Humanos e Gerência de Marketing Esportivo também crescem. “Nesses casos, além da graduação, é necessário especialização nos ramos de atuação e experiência sólida em empresas dos respectivos segmentos”.
Este é o cenário para 2007. Agora é hora de se preparar para as oportunidades e torcer para os prognósticos se tornarem realidade.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.