Por Rômulo Martins
Quem não quer ser recompensado pelo desempenho no trabalho com altos salários que proporcionem realização pessoal? Profissionais que recebem remuneração elevada no geral ocupam cargos de gerência ou direção e assumem grandes responsabilidades. Não basta ter visão estratégica e de execução e capacidade para liderar equipes. É preciso ter foco em resultados. “Resultado é a métrica principal”, diz Valdemir Neri, diretor da FranklinCovey Business School, empresa líder na área de treinamento, ferramentas de produtividade, execução de estratégia e serviços de avaliação para indivíduos e organizações.
Com larga experiência em direção de empresas e mestrado na área de Liderança, Neri afirma que o equilíbrio é a base para a geração de resultados eficazes, por isso o profissional precisa refletir constantemente sobre suas prioridades a fim de que missão e objetivos pessoais estejam alinhados aos da organização.
Confira abaixo entrevista com Valdemir Neri concedida ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – Hoje, quais qualificações são requeridas dos profissionais que recebem altos salários?
Valdemir Neri – Liderança de equipe, visão estratégica e de execução e foco em resultados.
Empregos.com.br – E no ambiente de trabalho? O que as empresas esperam deles?
Neri – No trabalho a exigência geralmente é relacionada com a entrega de resultados. Quer seja faturamento elevado ou velocidade em produção, resultado é a métrica principal.
Empregos.com.br – Quando o profissional percebe que as exigências por resultados extrapolam o limite, o que deve fazer?
Neri – O equilíbrio é a base da própria produtividade que gera resultados. Uma avaliação criteriosa dos processos e do contexto profissional é o primeiro passo, buscando um diagnóstico mais profundo e alternativas que possam gerar bons resultados sem sacrifícios extremos. Com este quadro em mãos, é o momento do diálogo e da argumentação fundamentados no diagnóstico levantado e nas alternativas propostas, tendo sempre como base que uma vida equilibrada gera resultados mais eficazes.
Empregos.com.br – Nesses casos, é ruim para a imagem do profissional pedir para assumir uma função de menos responsabilidade e ter seu salário diminuído? Seria o mesmo que deixar a empresa para ocupar uma função menos estressante de remuneração inferior em outra companhia?
Neri – Não é necessariamente ruim. Permanecer numa situação extrema poderá sim ser um lucro ruim para a vida deste funcionário. Por outro lado, ele não poderá esperar mudar constantemente de função em busca de uma situação sem obstáculos e dificuldades. É uma decisão difícil, mas deverá ser pautada por uma reflexão com base em prioridades. Alinhar a missão e objetivos pessoais com os da organização é uma atividade pouco exercida, mas crucial para uma vida de resultados e felicidade.
Empregos.com.br – Profissionais que recebem altos salários precisam de uma consultoria, orientação ou acompanhamento diferenciados sobre como administrar seus compromissos ou como se relacionar com as pessoas daqueles que recebem salários médio ou baixo? Como deve ser realizada essa consultoria?
Neri – Saber lidar com seus compromissos e também com pessoas que ganham menos passa pela questão de liderança. Este profissional necessita ter uma percepção de interdependência, passando por um processo de gerenciamento de si próprio para depois liderar pessoas. Estes talentos são desenvolvidos e, portanto, podem constantemente ser aprimorados em seus conceitos e aplicabilidade prática.
Empregos.com.br – Quais as consequências quando as metas se tornam inalcançáveis – por serem muito arrojadas, por crises no setor ou na empresa – e mesmo assim o profissional quer entregar bons resultados para mostrar o seu valor?
Neri – Metas desafiadoras impulsionam profissionais proativos ao crescimento e superação. Metas perceptivelmente inalcançáveis conduzem profissionais proativos à autorreflexão e análise de suas prioridades e caminhos futuros. Neste último caso, decisões de mudanças são consequências naturais. Para os gestores, perder profissionais com este perfil poderá ser um prejuízo muito maior do que não alcançar certas metas.
Profissional dos altos salários
Para ocupar um cargo de visibilidade com retorno financeiro elevado é necessário ter foco em resultados, diz Valdemir Neri, da FranklinCovey.
Avalie:
Comentários 0 comentário