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Por Carlos Cruz*
 
Quais são os resultados esperados? Seus desafios são oportunidades para você desenvolver o quê? O que vai gerar impacto mais positivo? Como você pode agregar valor para alcançar melhores resultados? O que te impede? Esta ação vai nos levar mais perto ou mais longe da meta? Qual a solução? Qual o próximo passo? Perguntas como estas, são utilizadas pelo coach que é um profissional cada vez mais contratado pelas empresas para apoiar seus profissionaisno desenvolvimento de competências para alcançarem metas estratégicas.
Foi-se o tempo em que as organizações investiam no treinamento e desenvolvimento apenas para os profissionais despreparados. Atualmente, o desafio está em descobrir como podemos fazer melhor e alcançarmos melhores resultados. Sendo assim, as instituições perceberam que uma alternativa é investir em programas de coaching para explorar ainda mais o potencial dos seus líderes e equipes de trabalho. Esse modelo de desenvolvimento ganhou visibilidade e hoje é visto por muitos como essencial pelos seus resultados práticos.
Traduzido para o português, coach significa treinador. É ele o responsável por provocar no cliente uma evolução, estimulando-o e dando-lhe apoio e suporte para que este possa alcançar os objetivos e desenvolver competências para obter melhores resultados. Esse profissional tem por objetivo enaltecer as melhores qualidades daquele que o contrata, para isso, ele faz uma série de questionamentos com a intenção de estimular o cliente a encontrar alternativas e entrar em ação imediatamente para alcançar metas.
Que este processo de desenvolvimento é confiável, não se pode negar. Prova disto é a pesquisa divulgada pela International Coach Federation (Federação Internacional de Coach), em julho de 2009. Os dados do estudo relataram que 86% das empresas que usam ou usaram o programa de coaching obtiveram um retorno de 100% sobre o investimento inicial, além de um grande impacto no alcance das metas estabelecidas para seus clientes. Este foi o primeiro estudo mundial de clientes que aderiram ao serviço.
Quando uma empresa contrata um programa de coaching, significa que ela está investindo também no desenvolvimento pessoal de cada colaborador, resultando em uma maior satisfação e produtividade nas atividades realizadas no ambiente de trabalho. O profissional dessa área pode ajudá-lo a reconhecer os seus talentos, traçar planos de ação para alcançar melhores resultados e, até mesmo, prepará-lo para conquistar uma posição mais elevada.
A pesquisa também revela a satisfação por parte dos clientes com o serviço prestado pelos profissionais de coach. Aproximadamente 83% das instituições entrevistadas afirmaram estar muito satisfeitas com os resultados da experiência com coaching e não é à toa que 96,2% planejam repetir o programa.
*Carlos Cruz com seu estilo dinâmico, prático e motivador está entre os Conferencistas mais requisitados do país. Coach e Diretor da UP Treinamentos & Consultoria, coordenou integralmente treinamentos para mais de 20 mil pessoas com foco em resultados, apoiando equipes e líderes a desenvolverem competências para alcançarem suas metas estratégicas. Possui formação em Gestão de Planejamento Financeiro, graduação em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial (cursando), formação em Dinâmica dos Grupos, Master Practitioner em Programação Neurolinguistica, certificação internacional em coaching pelo ICI – Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. Site www.carloscruz.com.br

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