A Watson Wyatt realizou a 5ª edição da Pesquisa de Remuneração Total ( Strategic Compensation Survey ) trazendo informações detalhadas sobre práticas, tendências e políticas. O trabalho envolveu um amplo grupo de empresas, abrangendo mais de 114 mil profissionais distribuídos em 414 posições, de CEO ao menor cargo administrativo.
Com data-base de maio de 2007, a pesquisa trabalhou um universo de 153 empresas brasileiras e estrangeiras, de diferentes segmentos. Juntas, essas companhias empregam aproximadamente 500 mil funcionários e possuem um faturamento total superior a US$ 200 bilhões. A maioria delas (55%) tem sede em São Paulo , seguida pelo Rio de Janeiro (29%), Paraná (7%) e Rio Grande do Sul (5%), sendo que em 45% dos casos, o capital tem origem norte-americana.
Nos 12 meses anteriores à pesquisa, os reajustes salariais coletivos concedidos pelas empresas foram, em média, de 4% e superiores aos índices de inflação. Nos últimos três anos, vivemos um período de estabilidade, com acordos coletivos sistematicamente superiores aos índices de inflação. No ano passado, foram observados ganhos salariais reais consistentes em todos os setores econômicos. Apesar de não terem seus salários reajustados pelos índices gerais de correção definidos em acordos coletivos, os vencimentos dos executivos continuaram subindo mais que dos demais profissionais. Enquanto os CEOs e presidentes tiveram um aumento médio de 8,5% na folha de pagamento, os profissionais receberam 2,8% a mais. Do mesmo modo, o aumento acumulado entre maio de 2004 a abril de 2007, foi de respectivamente 20,2% e 15,2%, acompanhando o INPC. Para o próximo ano, as empresas estimam um crescimento de cerca de 6,3% nas suas folhas de pagamento (considerando acordos coletivos, méritos, enquadramentos e promoções), acompanhando um INPC de 4,0%.
Aplicável para cargos administrativos, operacionais e, em alguns casos, para o nível de supervisão, as maiores disparidades da tabela salarial continuam concentradam nas regiões Norte e Nordeste. Quanto mais próximo da cidade de São Paulo, maior a semelhança salarial, e quanto mais distante, maior a disparidade. Considerando a cidade de São Paulo como base 100%, destacam-se os porcentuais médios de relatividade para o interior paulista (87%), Manaus (79%), Distrito Federal (94%) e Salvador/Camaçari (81%).
Perspectivas para 2008
Considerando os impactos da Lei Sarbanes Oxley e outros fatores de influência, aWatson Wyatt aponta as seguintes perspectivas para o ano que vem:
- Acordos coletivos com 100% da inflação mais aumentos reais entre 1 a 2%, com teto limitador acima de R$ 5 mil;
- Bônus iguais ou ligeiramente superiores aos pagos em 2007 em função do aquecimento dos mercados local e global;
- Contínuo incremento da concessão de ILP, especialmente Stock Optionsentre as empresas de capital nacional; e
- Continuidade do processo de racionalização do pacote de benefícios visando a redução de custos e a melhoria da percepção dos colaboradores no que se refere à remuneração indireta por meio de comunicação interna.
__________________________ // ___________________________
Primeira semana de pós-graduação britânica
Acontece em outubro, nas sedes do British Council localizadas no Rio de Janeiro (dias 3 e 4) e São Paulo (dias 6 e 7), a ” Primeira Semana da Pós-Graduação Britânica” . As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site:www.educationuk.org.br . É preciso preencher todos os campos, especialmente os referentes às áreas de interesse. As vagas são limitadas e cada estudante aprovado para participar do evento receberá confirmação de participação nas palestras que lhes serão mais úteis de acordo com seus objetivos e preferências (conforme relatado na inscrição via internet).
Ao contrário das feiras de estudos que buscam reunir o maior número possível de estudantes, o British Council inova e promete oferecer durante este encontro um serviço de qualidade dedicado a cada um dos inscritos, com encaminhamento personalizado de todos os participantes para as palestras mais adequadas às suas áreas de interesse e número restrito de visitantes. O objetivo deste novo formato é gerar maior aproveitamento tanto para os inscritos, por meio da consultoria em educação do British Council, quanto também para as universidades, que poderão começar, ainda no Brasil, o processo de seleção de futuros alunos.
Outra inovação da organização britânica é que, pela primeira vez, todas as instituições de ensino convidadas ministrarão palestras sobre seus principais cursos e terão especialistas de plantão para tirarem dúvidas dos participantes. As apresentações serão transmitidas pelo site do Education UK(www.educationuk.org.br), o que permitirá que pessoas de outros estados participem dos debates e possam também mandar perguntas em tempo real às instituições Britânicas. As universidades do Reino Unido aceitarão inscrições dos candidatos e terão à sua disposição infra-estrutura adequada para entrevistar alunos em potencial identificados durante o encontro.
Durante o evento, cursos de diversas naturezas – desde negócios à moda – serão trazidos pelas universidades escolhidas e que estão entre as de maior destaque no Reino Unido. O UK é conhecido internacionalmente por oferecer cursos de especialização focados e segmentados; possibilitar o incremento do networkingcom profissionais de todas as partes do mundo; além da diferenciação e destaque no mercado global após a conclusão do curso.
Lista de universidades presentes:
- Goldsmiths, University of London
- London Metropolitan University
- University of the Arts London
- University of Westminster
- University of Warwick
- University of East London
- University of Essex
- University of Wales , Newport
- University of Surrey
- The University of Nottingham
- Queen Mary, University of London
Datas e locais:
Rio de Janeiro – 3 e 4 de outubro – das 18h às 21h
Local: R. Jardim Botânico, 518 – 1º andar – Jardim Botânico
São Paulo – 6 e 7 de outubro – das 14h às 20h
Local: Centro Brasileiro Britânico – R. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
__________________________ // ___________________________
Crescimento de 24% em vagas de trabalho em SP e RJ
A pesquisa sobre vagas de trabalho e oportunidades realizada pelo Job Bank da Right Management indicou que, em agosto de 2007, o crescimento de vagas disponibilizadas foi de 24% em relação ao mês de julho. O escritório de São Paulo registrou 28% das vagas para o cargo de média gerência e 21% para gerência de 1ª linha. No Rio de Janeiro, 41,9% das vagas foram para o cargo de média gerência e 17,4% para especialistas.
O setor Industrial ainda é o grande destaque na quantidade de vagas oferecidas, com 33% delas captadas em São Paulo. Em comparação ao mesmo mês do ano anterior (2006), houve um aumento de 119% das vagas no segmento Automobilístico/Autopeças, 200% em Construção Civil e 30% em Metalurgia/Siderurgia/Fundição.
No Rio de Janeiro, em agosto, o setor industrial foi responsável por 40% das vagas no qual o segmento Petroquímico/Petróleo dominou a oferta, com 22,2%, seguido por Metalurgia/Siderurgia/Fundição e Construção Civil, todos com 17%.
O setor de Serviços aparece com 19% das vagas em São Paulo e ofereceu 49,2% no segmento de TI, 15,8% em Serviços Especializados e 12,5% em Logística/Transporte. No Rio de Janeiro, o mesmo setor representou 29% e se sobressaíram os segmentos de Serviços Especializados com 24%, Telecomunicações com 22% e Energia e Gás com 14%.
Comentários 0 comentário